Notícia postada dia 12/06/2014

Greve atinge 5 estados com desafio de fazer CNJ rejeitar PEC 59

A greve no Judiciário Federal ganhou o reforço de Alagoas, quinto estado a aderir, tendo como desafio imediato pressionar o Conselho Nacional de Justiça a incluir a nova nota técnica sobre a PEC 59 na pauta da sessão de 16 de junho, última com Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal e do CNJ. A paralisação nos tribunais federais alagoanos começou nesta quarta-feira (11).

O Comando Nacional de Greve da Fenajufe busca tanto no STF quanto no CNJ ganhar apoio à inclusão na pauta do parecer sobre a proposta de emenda constitucional que trata do ‘estatuto do Judiciário’. Até o início da noite da quarta-feira (11), isto não estava assegurado. A PEC 59, já aprovada na Câmara dos Deputados, está pronta para ser votada no Senado. A pauta da sessão do Conselho do dia 16, divulgada na terça (10), não listava o tema entre os assuntos previstos. Integrantes do Comando de Greve obtiveram na terça-feira do conselheiro Fabiano Silveira a confirmação de que o novo parecer é contrário à PEC 59.

Ofício solicitando que o assunto seja pautado foi protocolado pela federação na Secretaria da Presidência do CNJ. Documento pela inclusão da matéria e voto favorável à nota técnica também foi entregue pelos servidores a todos os conselheiros, nesta quarta-feira (11), segundo relato do coordenador da Fenajufe e do Sintrajud-SP Adilson Rodrigues. A PEC 59 é considerada uma ameaça a direitos e às carreiras da categoria.

Os Trabalhadores querem que o ministro Joaquim Barbosa garanta a apreciação do assunto na última reunião que presidirá no CNJ. Para isso, o Comando Nacional de Greve aprovou mais uma jornada nacional de manifestações em 16 de junho – que terá novo ‘apagão’ no Judiciário Federal. Assembleias no Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Bahia confirmaram a manutenção da greve, agora com a adesão de Alagoas. Em todas elas, foi ressaltada a necessidade de aumentar a pressão sobre o STF e o CNJ para afastar a ameaça que ainda paira sobre a carreira.

Fonte: LutaFenajufe Notícias