Notícia postada dia 12/06/2014

Estados gastaram pelo menos 4,8 bilhões com estádios

Valor saiu dos cofres públicos para a construção de 12 arenas da Copa do Mundo

R$ 4,8 bilhões. Este é o valor aproximado de dinheiro público investido na construção de 12 arenas da Copa do Mundo. O valor foi levantado pela Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo, a partir de dados publicados no Portal da Transparência da Copa, de responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), nos contratos, diários oficiais, relatórios dos Tribunais de Contas Estaduais e acórdãos do Tribunal de Contas da União.

A conta inclui as despesas relacionadas a empréstimos e investimentos diretos. De acordo com a reportagem, governos estaduais usaram dinheiro público nas obras de 10 dos 12 estádios da Copa do Mundo. Em sete arenas, os governos estaduais assumiram dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Juntos, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro pegaram R$ 2,3 bilhões em empréstimos com o banco, que serão quitados somente entre 2025 e 2027.A quantia será paga com recursos desses governos.

O Rio de Janeiro também tomou um empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no valor de R$ 250 milhões e usou uma porcentagem de um empréstimo de R$ 1,2 bilhão com a Caixa Econômica Federal para bancar a reforma do Maracanã.Seis estados também firmaram parcerias público-privadas (PPPs) com empresas responsáveis pela construção e administração dos estádios, que serão remuneradas para isso. Estes contratos prevêem pagamentos milionários feitos pelo poder público nos próximos anos.Os gastos de dinheiro público com a Copa só começaram a ser admitidos há poucos meses.

Em 2007, o governo federal mantinha o discurso de que não haveria um centavo de dinheiro público para os estádios da Copa. Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff disse ao jornal português Público que nem “meio estádio” sairia sem dinheiro público. Na terça-feira, 11, em pronunciamento oficial em rede nacional, a presidente Dilma Rousseff (PT) rebateu as críticas de que o dinheiro gasto deveria ter sido aplicado na saúde e na educação.  Segundo a presidente, de 2010, quando começaram as obras dos estádios, até 2013, o governo federal, Estados e municípios investiram cerca de R$ 1,7 trilhão em educação e saúde. Enquanto isso, os investimentos nos estádios somaram R$ 8 bilhões.

Fonte: Publica