Notícia postada dia 11/06/2014

Servidores federais realizam ato em frente ao Ministério do Planejamento e em várias cidades do país

Nesta terça-feira (10/06), pela manhã, servidores públicos federais realizaram atos públicos em várias cidades do Brasil para protestar contra a indiferença do governo e cobrar uma efetiva abertura de negociação que discuta a pauta unificada de reivindicações. A data foi indicada pelo Fórum de Entidades Nacionais dos SPFs.

Os servidores cobram a implementação de política salarial permanente, com definição da data-base, reposição inflacionária, valorização do salário-base, incorporação das gratificações, cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados, contra qualquer reforma e projeto que retira direitos dos trabalhadores, como por exemplo a proposta que busca acabar com o direito de greve, paridade entre ativos e aposentados, reajuste dos benefícios e antecipação para este ano da parcela de 2015 do acordo firmado em 2012. Cada categoria tem também sua pauta específica, não atendida pelo governo.

Em Brasília, foi realizado um ato em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), com participação dos comandos nacionais de greve das entidades cujas bases já se encontram em greve. A atividade teve a organização do Fórum de Entidades Nacionais dos SPFs, que prevê um crescimento no número de categorias que devem entrar em greve nos próximos dias.

A Fenajufe esteve representada no ato pelo seu comando nacional de greve, reunindo dirigentes da Federação e dos sindicatos de São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Entre os demais participantes, destacaram-se os representantes da Fasubra (técnicos administrativos das universidades públicas), em greve há 85 dias, do Sinasefe (técnicos e professores dos institutos federais), em greve desde o dia 21 de abril, e do Assibge-SN (IBGE), com greve iniciada no dia 26 de maio, além de servidores do Incra-DF.

Vários sindicatos filiados à Fenajufe também participaram dos atos estaduais desta terça-feira, como Sintrajud/SP, Sintrajufe/RS, Sindijufe/MT e Sindjufe/BA (estes já em greve), além de Sisejufe/RJ e Sintrajusc/SC. O Sidjus/DF realizou ato separadamente, no aeroporto de Brasília, para cobrar dos deputados a aprovação do substitutivo do PL 6613/09.

Ainda hoje, na parte da tarde, o Fórum de Entidades volta a se reunir para avaliar as manifestações desta terça-feira e definir a data do próximo ato nacional, pré-indicado para o dia 25 de junho.

Fonte: Fenajufe