Notícia postada dia 05/06/2014

Servidores realizam mobilização no TRE

Em mais um dia de greve na Bahia, os servidores do judiciário federal realizaram atividades de mobilização nos setores de trabalho. No Tribunal Regional Eleitoral, a categoria percorreu as salas do edifício para conclamar os colegas a fortalecer o movimento por uma carreira forte e valorizada. Nos setores, base e diretoria do SINDJUFE-BA esclareceram dúvidas a respeito da campanha salarial e ameaças à carreira, dois dos principais pontos que têm norteado a mobilização.

A greve do judiciário nacional foi deflagrada no dia 29 de abril, após sucessivas tentativas de se estabelecer diálogo com o Ministério Planejamento e Supremo Tribunal Federal. Desde então, diversos estados vem tentando construir o movimento paredista. Na Bahia, a continuação da greve foi aprovada em assembleia geral bastante concorrida, que aconteceu no dia 3 de junho.

Trabalhadora do TRE desde 2007, a servidora Ângela Leal aponta os motivos que a levaram a aderir ao movimento logo no primeiro dia de deflagração. “A PEC 59/2013 é uma ameaça real à carreira, pois assim como foi aprovada na Câmara, pode receber o aval do Senado”, afirmou Ângela, que acredita que aqueles que não aderiram a mobilização ainda não estão cientes dos danos que esta proposta pode causar.

Da mesma opinião, o servidor Marcelo Barros lembra que a luta é pela valorização da carreira e também pela dignidade e reposição salarial. Ele aproveitou para chamar os colegas para fortalecerem a mobilização. “Sem luta, nós vamos perder os nossos direitos, precisamos nos movimentar e permanecer unidos”, conclamou Marcelo.

Amanhã (6/6), os servidores continuarão as atividades com concentração no saguão do TRE a partir das 9h00, seguida de assembleia setorial.