Notícia postada dia 04/06/2014

Presidente do TRT 23 divulga carta de apoio à luta contra a PEC 59/2013

A luta dos servidores do Judiciário federal contra imposições claramente destinadas a enfraquecer sua capacidade de mobilização ganhou uma importante adesão esta semana. Na terça-feira, o  presidente do TRT da 23ª Região, Edson Bueno de Souza, divulgou no site do órgão texto intitulado "Nota de Apoio e Solidariedade aos Servidores do TRT/MT", manifestando inconformidade com a tentativa de se criar carreiras exclusivas e isoladas nos tribunais superiores e com a aprovação da PEC 59/2013.

A referida PEC, que visa unificar  o Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Estadual, já foi aprovada na Câmara dos Deputados, devendo ser apreciada em seguida pelos senadores. "Acredito que, infelizmente, não se trata de uma proposta para unificar as conquistas adquiridas em cada estatuto atualmente em vigor (federal e estadual), servindo apenas para mitigar direitos democraticamente conquistados pelas categorias". Este é um dos trechos da carta redigida por Edson Bueno, que se disponibiliza, inclusive, a pedir a deputados mato-grosenses apoio à causa dos servidores.

Vale lembrar que a greve no Judiciário federal em Mato Grosso, originada na capital, Cuiabá, se amplia na Justiça do Trabalho do interior do estado. Na terça-feira (03/06) houve a adesão dos servidores no município de Primavera do Leste. A estes, se somam colegas também das varas trabalhistas de Várzea Grande, Barra do Garças, Sinop, Diamantino, Tangará da Serra e Jaciara.

Nacionalmente, a greve continua sendo puxada por Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Alagoas, Maranhão e outros estados estão tentando fortalecer o movimento, atendendo ao chamado da Fenajufe e ao que foi deliberado na última reunião ampliada da Federação, ocorrida domingo passado, em Brasília.

Na foto: presidente do TRT 23, Edson Bueno de Souza
Foto: Nelson Ferraz / TRT - MT