Notícia postada dia 29/05/2014

Servidores realizam ato no segundo dia de apagão nacional, 29 de maio

Os servidores do judiciário federal na Bahia realizaram hoje à tarde um ato público no Comércio como parte do 2º Dia Nacional de Apagão do Judiciário. O ato teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as ameaças que rondam a carreira no judiciário federal e reforçar a luta pela campanha salarial e estabelecimento da data-base. A Bahia, que está em greve desde o dia 20 de abril, vê a adesão chegar a mais de 80% nos dias de apagão.

Desde cedo a concentraçao e passagens nas salas se iniciaram, arregimentando servidores em cada setor.

No início da tarde, já com a presença de servidores da Justiça Federal, e Eleitoral, os servidores do TRT iniciaram o ato de protesto, liderado pelo coordenador Alberto Rajy. O ato ocorreu em frente ao Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira e começou em clima de confraternização com a realização de um almoço ainda dentro da unidade.

Em seguida os servidores tomaram a entrada do TRT onde foi realizado um esquete apresentado pelo servidor Gesner Braga da Justiça Federal. Na encenação, Gesner viveu um trabalhador que ainda tem dúvidas se deve aderir à paralisação nacional, mas que no fim é convencido pelos seus companheiros.

Em seguida o oordenador Francisco Filho fez um breve apanhado das discussões sobre Carreira, que está acontecendo nos Grupos de Estudo desse tema e informou que o Sindjufe/BA irá marcar um debate sobre esse assunto.

Após a fala de Francisco, a base e coordenadores se revezaram no microfone para falar do andamento da greve que hoje completou um mês. Além disto, eles lembraram os motivos para que os servidores fortaleçam a luta e continuem mobilizando seus colegas. Dirigindo-se à população baiana, a categoria relembrou a discrepância entre os gastos do governo federal com juros da dívida, com a Copa do Mundo e deixando os serviços públicos no País sem os investimentos necessários.

“Embora não tenha contado com a mesma adesão do ato do dia 21, a mobilização mostra o desejo de luta dos servidores”, avaliou o coordenador Alberto Rajy, que informou que no TRT do Comércio cerca de 70% das varas aderiu parcialmente ou totalmente as atividades.

Assembleia Geral

A próxima reunião de toda a categoria ocorrerá no dia 3 de junho, às 13 horas na Justiça Federal. Não fique de fora. Participe. Seja ouvido.