Notícia postada dia 23/05/2014

TRE tem calendário de atividades durante a mobilização

Filme Linha de Montagem aborda mobilização dos operários do ABC Paulista

Durante esta fase de mobilização da Campanha Salarial 2014, o servidores do Tribunal Regional Eleitoral têm uma programação de atividades sempre voltadas à reflexão sobre o papel do trabalhador e ao exercício da cidadania. Hoje (23/05), foi exibido no salão de entrada do prédio-sede do tribunal, no CAB, o filme Linha de Montagem, documentário sobre a trajetória e o processo de mobilização dos operários do ABC Paulista no final da década de 70 início dos anos 80.

Normalmente, as atividades são seguidas de um debate entre os coordenadores do SINDJUFE-BA e os servidores participantes. Para o dia 26 (segunda-feira), às 13h no TRE, está programada mais uma assembleia-geral da categoria, que no dia 29 de abril decidiu por maioria dos votos aderir à paralisação por tempo indeterminado. O movimento, deflagrado entre os trabalhadores do Judiciário federal da Bahia e de outros estados, prossegue até que avancem as negociações entre as lideranças sindicais e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), que recebeu a pauta de reivindicações ainda em janeiro passado.

Debate e livro

Na terça-feira (27), um dia após a assembleia-geral, os coordenadores do SINDJUFE-BA e servidores engajados na luta fazem uma mobilização pelas salas do TRE, seguida de assembleia setorial e debate sobre a carreira de técnico. Já no dia 28, às 13h, acontece o lançamento do livro intitulado Os Motivos da Revolta Popular: um Balanço Critico do Governo do PT, de Daniel Romero. O autor é mestre em sociologia pela Unicamp, professor do Instituto Federal da Bahia e pesquisador do ILAESE (Instituto Latino Americano de Estudos Sócio-Econômicos). Ao final, o SINDJUFE-BA sorteará alguns livros.

A quinta-feira (29/05) é o dia Nacional de Luta pela Reposição Salarial e existe a proposta de se realizar um ato unificado dos servidores dos tribunais, em local ainda em definição. O dia 30 terá uma assembleia setorial de avaliação da mobilização e, em 1º de junho, os representantes dos servidores se encontram em Brasília em mais uma reunião ampliada da Fenajufe. Na pauta do encontro estão a mesa nacional de negociação, a greve e o calendário de mobilização.No dia da assembleia (26), serão eleitos os nomes de três delegados para o encontro de técnicos do dia 31 em Brasília e de quatro delegados e dois observadores para a ampliada da fenajufe.