Notícia postada dia 21/05/2014

Apagão Nacional: Servidores do TRT5 e da Justiça Federal fazem passeata no Comércio

Os servidores do poder judiciário federal na Bahia realizaram hoje grande paralisação como parte do Dia Nacional de Apagão do Judiciário – Um Dia pela Data-Base. O Ato suspendeu quase por completo as atividades nos tribunais, fóruns e varas com o objetivo de chamar a atenção dos servidores e sociedade para as ameaças que a carreira no judiciário vem sofrendo. Além disto, a paralisação reforça a greve nacional que tem como pauta a reposição salarial e o estabelecimento de uma data-base, como versa a Constituição Federal.

Juntos, para marcar o dia, os servidores do TRT e Justiça Federal realizaram um Ato Público no Comércio, Centro da Cidade, com muita repercussão. No Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, das 39 varas que funcionam no Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, 32 realizaram paralisação completa ou parcial de suas atividades. Reunidos no saguão do edifício, os trabalhadores reafirmaram a mobilização do movimento paredista que está em andamento.

Na  Justiça Federal os servidores se concentraram logo cedo na entrada da garagem do prédio principal do Órgão. Ali conversavam com os colegas  que chegavam e a adesão foi aumentando ainda mais. No final da manhã o grupo se dividiu nas duas entradas do prédio e um terceiro grupo passou nas Unidades constatando grande adesão. De 24 Varas em Salvador 19 aderiram totalmente ou em parte e também a área administrativa participou. A Subseçao de Feira de Santana, segunda maior Cidade do Estado, também aderiu. Os servidores lotados no prédio sede, na Capital, vestindo preto em sua maioria, se deslocaram em um ônibus locado pelo Sindicato para o TRT do Comércio.

Os servidores do TRT5 já bom número, reforçado com a chegada dos servidores da Justiça Federal, seguiram em passeata pelas ruas do Comércio causando grande repercussão. No percurso, seguidos de um carro de som, os servidores se dirigiram à população soteropolitana e ratificaram que a luta sindical também beneficia o cidadão, pois o que se busca é a valorização dos serviços públicos e maior transparência nos gastos públicos destinados à saúde, educação e bem estar dos brasileiros. Diversos órgãos de imprensa noticiaram o fato.

Além de reivindicarem uma política permanente de reposição salarial e valorização do funcionalismo público, os servidores aproveitaram o ato para protestar contra as atitudes antissindicais da administração do TRT5, que no dia 28 de abril publicou o Ato 172/2014, estabelecendo o corte de ponto daqueles servidores que aderirem à greve nacional deflagrada no dia 29 de abril. Como destacou o coordenador do SINDJUFEBA, Alberto Rajy, a publicação do Ato 172/2014 serviu para inflamar ainda mais a categoria, que está em mobilização crescente na paralisação nacional.

ASSEMBLEIA GERAL – A próxima atividade da categoria será a realização de Assembleia Geral no TRE, amanhã, às 13 horas. Na pauta estão previstos informes, eleiçao de Delegados à Reunião Ampliada da FENAJUFE e a eleição dos servidores que irão participar do Encontro Nacional dos Técnicos Judiciários.