Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 14/05/2014

Notícia postada dia 14/05/2014

É amanhã: Todos ao 15M contra as injustiças da Copa

É amanhã: Todos ao 15M contra as injustiças da Copa

Faltam 30 dias para a abertura da Copa do Mundo e o país já está tomado por uma onda de greves que questionam os gastos com o megaevento.  São rodoviários do Rio de Janeiro, profissionais em Educação de São Paulo que levaram 5 mil para as ruas da capital na tarde de terça-feira (13), funcionários públicos federais que questionam os benefícios e isenções à Fifa e empresas, enquanto os trabalhadores amargam baixos salários, e têm direitos como saúde, educação e moradia negados.

 
 
Contra esses desmandos, os trabalhadores vão somar as forças às entidades do movimento popular e estudantil, nesta quinta-feira (15), para tomar as ruas em ao menos 50 cidades pelo país contra as injustiças e violações causadas pela Copa do Mundo.  A CSP-Conlutas se integra essa manifestação como parte do calendário de lutas da Central contra os desmandos da Copa.
 
 
Entre as cidades em que haverá atos estão São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Distrito Federal, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES). Muitos dessas manifestações serão em unidade com os trabalhadores em greve.  Os atos puxados pelo Comitê Popular da Copa estão previstos para acontecer na parte da tarde, em grande parte a partir das 16h.
  
 
Pela manhã os movimentos de luta por moradia prometem realizar protestos e movimento estudantil promete fazer o travamento de avenidas ao menos seis importantes avenidas de São Paulo nas zonas sul, leste e central de São Paulo.
 
  
O ato também está realizado em algumas cidades pelo mundo como Santiago do Chile e em Berlim, na Alemanha.
 
 
“Copa sem povo, tô na rua de novo”
 
 
Com o lema “Copa sem povo, tô na rua de novo”, os comitês populares da Copa irão questionar o legado negativo que o megaevento trouxe aos brasileiros com aos menos oitos mortes nas arenas da Copa e mais três em outras que seguem o mesmo modelo, as remoções forçadas pelo país de 250 mil pessoas, o ataque aos trabalhadores ambulantes e artistas independentes impedidos de trabalhar pela Lei Geral da Copa que beneficia a Fifa e empresas ligadas à entidade, os bilhões investidos em armamentos para a polícia usar contra o povo, as leis de exceção que criminalizam o direito de manifestar, além uma enorme e questionável dívida pública para a população pagar.
 
 
Vão exigir nessas mobilizações moradia digna para todas as pessoas removidas, o fim da violência estatal e higienização das ruas do centro da cidade, a revogação imediata das áreas exclusivas da FIFA previstas na Lei Geral da Copa e permissão ao trabalho ambulante, a criação de campanhas de combate a exploração sexual e ao tráfico de pessoas, a não instalação dos tribunais de exceção da FIFA. Também estão entre as bandeiras à revogação da lei que concede isenção fiscal à FIFA e suas parceiras comerciais, o arquivamento imediato dos PLs que tramitam no congresso, e normas infra-legais emitidas pelos governos, que tipificam o crime de terrorismo e avançam contra o direito à manifestação, criminalizando movimentos sociais e fortalecendo a violência contra a população pobre e a juventude do país. A desmilitarização da polícia e fim da repressão aos movimentos sociais é uma reivindicação que tomará conta das ruas. 
 
 
A CSP-Conlutas orienta às suas entidades filiadas a que se somem e ajudem a organizar um forte dia de mobilizações, com iniciativas junto aos movimentos populares, a juventude e categorias profissionais. Junto com o apoio, unificação e fortalecimento das mobilizações já em curso, esse deve ser o centro da atividade da Central nos próximos dias. 
 
 
 
Essa mobilização será importante para que acumulemos forças na construção de grandes atos, os mais unitários possíveis, na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. 
 
 
Confira abaixo os atos marcados pelo Facebook e se integre a essa luta:   
 
 
Ato Nacional: https://www.facebook.com/events/860899833923793/?fref=ts
Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/events/1400681206883177/
DF e entorno: https://www.facebook.com/events/639391949447616/?fref=ts
Fortaleza: https://www.facebook.com/events/856294507719486/?ref=2&ref_dashboard_filter=upcoming
Belo Horizonte: https://www.facebook.com/events/1421076698161456/?ref=22
São Paulo: https://www.facebook.com/events/6503277
Porto Alegre: https://www.facebook.com/events/627457844016327/?ref=3&ref_newsfeed_story_type=regular
Salvador: https://www.facebook.com/events/1400681206883177/?fref=ts
Vitória: https://www.facebook.com/events/823878207640514/
Santiago (Chile): https://www.facebook.com/events/231872730340056/ 
 
 
 
Fonte: CSPConlutas


 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE