Notícia postada dia 09/05/2014

Lideranças sindicais se reúnem com o Governo hoje (09/05)

Os servidores do Judiciário federal na Bahia marcaram para o próximo dia 13 assembleia-geral no TRT do Comércio (às 13h) para dar continuidade à mobilização da categoria, em plena campanha salarial. A deflagração de um greve nacional por tempo indeterminado, cuja manutenção na Bahia foi reafirmada em assembleia na Justiça Federal dia 08,  foi importante para abrir um canal de negociação entre o governo e os servidores do Judiciário federal. O Supremo Tribunal Federal reconfirmou para esta sexta-feira (09/05), às 15 horas, a primeira reunião da mesa de negociação, composta por representantes dos tribunais e conselhos superiores, por um lado, e de servidores do Judiciário Federal, por outro.  O encontro ocorre em Brasília.

As atividades dessa sexta (Reunião do Grupo Nacional de Trabalho sobre Carreira, ato no STF e Reunião no STF) estão sendo acompanhadas pelos coordenadores baianos Lourival Matos e Francisco Filho e pelo servidor Cristiano Cabral (JF). O coordenador Francisco e o servidor retornarão ao Estado ainda hoje (sexta) e o coordenador Lourival Matos ficará na Cidade acompanhando a reunião entre o STF e a FENAJUFE, retornando a Bahia no sábado.

Nesse Sábado (14/095), a Reunião Ampliada da Fenajufe conta com a participação dos coordenadoras Denise, e Lindinalva, e dos coordenadores Frederico e Jailson além dos servidores, Grace (TRE) e  Pablo (TRT). As informações e deliberações ocorridas nos eventos deverão ser repassadas aos participantes da assembleia-geral do dia 13. Segundo informações da Fenajufe, uma das primeiras preocupações  já para o início dos trabalhos da mesa é com relação ao prazo para a conclusão das negociações. Principalmente pela necessidade urgente de recuperação das perdas salariais, que chegam a 50,47% de janeiro de 2006 a dezembro de 2013, segundo índices do Dieese. A Fenajufe pretende defender na mesa a pauta de reivindicações de interesse do conjunto da categoria, que foi apresentada em meados do ano passado e que contempla, além da atualização de salários, a manutenção e ampliação de direitos e melhoria nas condições de trabalho.

TRT5 e a greve

Enquanto em Brasília ficou definida a prineira reunião da mesa de negociação, na Bahia continuam as tentativas do SINDJUFE-BA de entendimento com a presidência do TRT5. O sindicato reiterou pela quarta vez a reinstalação da mesa de negociação com tribunal. No dia 8, encaminhou ao órgão o expediente nº  75/2014, em que solicita reinstalação de mesa de negociação permanente entre a entidade sindical e o TRT5, para tratar dos direitos individuais e coletivos dos servidores.

O SINDJUFE-BA tem demonstrado todo o interesse em tratar das questões da paralisação, principalmente em relação ao Ato de número 172/2014, que restringe o direito de greve dos servidores daquele tribunal. Aliás, um direitoprevisto nos artigos 9º e 10º da Constituição federal. O ato baixado pelo TRT5 estabelece o corte de remuneração sem o devido processo legal e ampla defesa, conforme observação feita pela Coordenação Jurídica do sindicato.  A medida ccausou indignação à categoria, que não se deixou abater e continua mobilizada.