Notícia postada dia 07/05/2014

Setorial da JF define encaminhamentos sobre Pro Social, compensação e mobilização

Os Servidores da Justiça Federal na Bahia realizaram assembleia setorial nesta segunda-feira, 5 de maio às 13 horas, no saguão do edifício da Justiça Federal em Sussuarana. Na pauta da reunião, informes a respeito do PRO-SOCIAL e da mobilizacao. Além disto, também houve debate a respeito da forma de compensação das paralisações do dia 19 de marco e 9 de abril, e estratégias de mobilização para a greve. Ao final ocorreu votação de propostas a serem encaminhadas pelo sindicato e outras indicadas para a assembleia geral que ocorrerá no dia 8 de maio na Justiça Federal.

Sobre a mobilização aprovou-se a Intensificação das atividades diária nos ambientes de trabalho da Justiça Federal, com passagem em sala, o que já seria feito nesse dia, após a assembleia repetindo o ato da setorial anterior.

Sobre o PRO-SOCIAL, o novo regulamento foi informado, mas foi consenso ainda restar muitas dúvidas. Em face do silêncio da SECBE ante ao pedido de esclarecimento feito pelo Sindicato, silêncio sobre a abertura das contas, e reclamações dos servidores a respeito do cálculo e nova forma de contribuiçao, ficou acertado que o sindicato buscará esclarecimentos pelas vias judiciais.

Em seguida, os trabalhadores debateram a melhor forma de compensação de trabalho referente à paralisação do dia 19 de março e 9 de abril. Após a apresentação das propostas, foi decidido em votação que o modo de compensação a ser apresentado à DIREF será o de atualização de serviço, sem acréscimo de carga horária  - comumente aplicado - e não compensação por horas.

Por fim, de forma unânime, foi reafirmada a necessidade de que cada trabalhador ajude na construção do movimento paredista e de que se mantenha um esforço conjunto de mobilização para que a greve seja curta e vitoriosa. Houve crítica ao modo de deliberação de greve, pois - segundo o servidor - só vai à assembleia votar na greve quem deseja que ela ocorra e os que não estão mobilizados não aparecem para votar. Outro servidor afirmou que não houve falta de informação e para facilitar o acesso o sindicato colocou um ônibus à disposição, e que, quem se omite dá ao outro o direito de decidir.

Foi lembrado que se aprovou na Assembleia Geral anterior a proposta de que a Bahia leve à Ampliada do dia 09 de maio uma proposta concreta que incorpore as perdas salariais e que neste projeto seja incluído o estabelecimento da Data-Base. Além disto, se indicou para a próxima Assembleia Geral a proposta que o resultado dos trabalhos anteriores sobre carreira seja um norte a guiar a Comissão a ser criada pelo STF de modo que nao se inicie os estudos do "zero", e ele seja adequado na continuidade dos trabalhos.

A próxima assembleia geral vai ocorrer no dia 8 de maio, às 13 horas, na sede da Justiça Federal em Sussuarana.