Notícia postada dia 06/05/2014

Servidores públicos se preparam para Marcha Nacional e Caravana da Educação em Brasília

O funcionalismo público vai parar Brasília nos dias 6 e 7 de maio. Os servidores em greve organizados pelo Sinafese e pela Fasubra juntamente com os docentes do Andes-SN farão uma caravana da Educação no dia 6 de maio na capital federal. E como parte do calendário de luta do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPF) haverá no dia 7 de maio  a  Marcha Nacional em Brasília.

Dia 6 de maio - O descaso com a Educação Federal em todos os níveis, os constantes ataques à autonomia e à democracia nas Instituições Federais de Ensino e a dificuldade em conseguir negociação efetiva com o governo federal fizeram com que as entidades sindicais do setor – ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe – se reunissem para realizar no próximo dia 6 de maio, a Caravana da Educação. O ato contará também com a participação do movimento estudantil.

Para discutir os problemas do setor estão buscando uma audiência com o ministro da Educação, José Henrique Paim, para o próprio dia 6.

Dia 7 de maio - Os servidores públicos federais farão um ato unitário após percorrer a Esplanada dos Ministérios e se concentrarão em frente ao Bloco K – prédio que abriga o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para cobrar negociação em torno da pauta unificada dos SPF, protocolada no início desse ano.

Em Campanha Salarial, reivindicam uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base (1º de maio); regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e o reajuste em benefícios. Além dessas reivindicações, os servidores públicos seguem lutando pela revogação da lei que criou a Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e em defesa da Previdência Pública para todos.

Greves na Fasubra e no Sinasefe intensificam a luta

Os servidores do Sinasefe realizaram uma plenária nacional no último fim de semana e instauraram um Comando Nacional de Greve. Hoje, com apenas dez dias de greve, já chegamos a mais de 100 unidades em 14 estados que já estão em greve ou que já aprovaram, em assembleia de base, a adesão à luta!

Os técnicos administrativos, em greve desde o dia 17 de março, organizados pela Fasubra também estão em luta com diversas ações da grave. A campanha “VETADILMA “contra a medida provisória (nº 627/13) que vai anistiar multas aplicadas aos planos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) é uma delas. Realizaram também um ato na Universidade de Brasília e seguem exigindo negociações com o governo. A greve segue forte com 90% da categoria parada.

Indicativo de greve de outras categorias - O setor da Cultura já tem indicativo de greve aprovado para o dia 12 de maio.  Os servidores do judiciário também realizaram uma semana nacional de mobilização para a construção da greve. A próxima Reunião Ampliada da Fenajufe será realizada no dia 10 de maio. Em São Paulo, os judiciários apontam para a greve a partir do dia 15.

Fonte: CSPConlutas