Notícia postada dia 30/04/2014

Servidores decidem pela continuidade da greve

Os servidores do Judiciário federal na Bahia presentes na assembleia-geral de ontem (29)  decidiram manter firme a greve  e programaram a realização de um ato no TRE no dia 7 de maio (dia de encerramento do cadastro eleitoral) . Também marcaram para o dia 8 de maio uma assembleia geral para discutir a mobilização destinada a obter melhores salários e condições de trabalho.

Na assembleia, os trabalhadores do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT5) manifestaram sua indignação com o Ato da Presidência do TRT5, que determinou corte imediato de ponto dos que aderirem ao movimento, bastante forte naquele órgão. Em uma assembleia setorial realizada lá, ainda pela manhã, eles decidiram não ceder a esse ato arbitrário da presidência do órgão. Nesta quarta-feira (30/04), dia seguinte à decretação da greve, também participaram de assembleias setoriais os trabalhadores do TRT5 em Salvador e os servidores de Feira de Santana.

JUSTIÇA FEDERAL

Os trabalhadores da Justiça Federal também informaram sobre a determinação da diretora do Foro em exercício, de restaurar a Portaria da Diref que cobrou compensação hora-a-hora dos servidores deste órgão na ocasião da greve de 2012. E, da mesma forma que os colegas do TRT, decidiram não ceder às pressões. Eles também marcaram a sua setorial para  a quarta-feira (30), no saguão do prédio sede da seccional.

O pessoal do informou sobre a grande adesão do órgão ao movimento, tanto na capital como no Interior. O coordenador Frederico Barboza, do TRE, salientou a união do movimento e a determinação se seguir firme na luta.  O coodenador Alberto Rajy, do TRT, disse que o grande combustível desta greve é a "indignação do servidor, que chegou no seu limite máximo".  Alguns jornais solicitaram entrevista e o Jornal A  TARDE esteve presente durante toda a assembleia.

NO BRASIL

No Mato Grosso, os servidores do Judiciário federal começaram a greve por tempo indeterminado, ontem (29). Em Alagoas, haverá  assembleia geral, em frente ao prédio das Varas Trabalhistas, no dia 7 de maio, a partir das 9 horas, para os servidores do Judiciário e do MPU decidirem sobre o indicativo de greve nacional por tempo indeterminado. No Rio de Janeiro, haverá na próxima quarta-feira (7/05) paralisação de duas horas em todos os setores. A decisão foi tomada, por unanimidade, em assembleia nessa terça-feira, 29/04, na porta do Foro da Avenida Rio Branco.

Em Santa Catarina, durante asembleia/ato realizada na terça-feira (29), foi aprovado estado de greve nas três justiças, com o objetivo de fazer o movimento crescer e chegar à deflagração da greve na segunda quinzena de maio. Também foi aprovada paralisação de três horas no dia 15 de maio, das 15h às 18h, na frente do prédios dos gabinetes dos desembargadores do TRT-SC e secretarias de Turmas, na Rio Branco. O servidores de todo o estado também devem fazer paralisação nesse dia e horário. Também no dia 15 haverá nova assembleia para definir os rumos do movimento.

Em Minas Gerais foi decretada greve por tempo indeterminado a partir de 5 de maio e no Distrito Federal foi realizada paralisação de 24 horas no dia 29. No Rio Grande do Sul, houve paralisação de 24 horas, com realização de ato público. Em 9 de maio, haverá paralisação de 24 horas com assembleia geral de avaliação do movimento.

O Sintrajud, de São Paulo, também promoveu paralisação de 24 horas dia 29 e o dia 7 de maio é a provável data para a deflagração da greve por tempo indeterminado. O Sindiquinze/SP programou assembleia-geral para hoje (30). E o Sitraemg/MG marcou também para hoje assembleia-geral às19 horas com a seguinte pauta: 1) Campanha Salarial/2014; 2) Discutir e votar paralisação no dia 07 de maio; 3) RA 01/2014, do TRT; 4) PL 7027/2013, que trata da isonomia entre chefes de cartório das capitais e do interior, da função comissionada para assistente de cartório e cria mais cargos para as zonas eleitorais formadas após a lei 10.842/04.

Em Pernambuco, o Sintrajuf/PE marcou assembleias setoriais no TRT, dia 29 passado  e no TRE, dia 30/4. Já o  Sintrajufe/PI promoveu assembleias setoriais dia 29  na Justiça Federal  e hoje (30)  no TRT.

CLIQUE A LEIA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL A TARDE