Notícia postada dia 03/04/2014

Núcleo baiano convida a participar de curso sobre dívida pública

O Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, criado em janeiro pelo SINDJUFE-BA e outras Entidades e voluntários, convida os interessados a participar dois cursos sobre o tema.

Um é virtual, produzido pelo Comitê Nacional do Movimento da Auditoria Cidadã, cuja pré-inscrição deve ser feita até o dia 7 de abril. Intitulado Dívida Pública Brasileira e suas Consequências para os Diversos Segmentos Sociais - Auditoria Cidadã da Dívida: Por quê? Para quê? Como?, o evento tem o objetivo de socializar o conhecimento acerca de processos relacionados à dívida pública brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais. A intenção é capacitar multiplicadores para a utilização da ferramenta da auditoria voltada à mobilização social, incentivando a propagação dos trabalhos da Auditoria Cidadã.

E o outro é presencial, promovido pelo Núcleo Baiano. Irá acontecer no dia 29 de abril, às 19 horas na AEPET (Associação dos Engeheiros da Petrobrás) no edf Max Center, Itaigara.

Como lembra sua coordenadora nacional, Maria Lúcia Fatorelli, a Auditoria Cidadã daDívida é uma associação sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o número 12.537.204/0001-45, que se dedica a estudos sobre o endividamento público federal, dos estados e municípios brasileiros. Um grupo de trabalho  formulou a proposta deste curso, a ser ministrado à distância, visando  possibilitar a participação de interessados em diversas partes do país e reduzir custos de deslocamento. Serão dez módulos, com carga horária total de 60 horas. A expectativa é de que, ao final final, o participante tenha obtido bom conhecimento sobre uma questão que afeta sobremaneira a vida da sociedade brasileira. Isto porque a União vem comprometendo anualmente quase metade do seu orçamento geral só para pagamento de juros e rolagem da dívida.

Para este ano, por exemplo, reservou nada menos que 42,42% do seu orçamento geral para esta finalidade. Para se ter uma ideia, setores essenciais como saúde, ficaram com 3,91%; educação, com 3,44%; transporte, com 1,03%; segurança pública, com 0,35%; habitação, 0,02%; ciência e tecnologia, 0,37%; seneamento, 0,15%; gestão ambiental, 0,36% e energia, 0,08%, segundo números divulgados pelo próprio governo federal. Ou seja, é preciso passar a limpo esta dívida, cujas informações estão guardadas numa espécie da "caixa preta" há várias décadas. Segundo Fatorelli, existe um "sistema da dívida" que alimenta este círculo vicioso, cuja explicação é mantida à distância da sociedade brasileira em benefício de banqueiros nacionais e estrangeiros, governantes  e gestores empenhados na sua continuidade.

Os interessados em participar devem enviar mensagem para o e-mail curso.auditoria.divida@gmail.com para garantir vaga na primeira turma. A mensagem deve conter os seguintes dados: nome e endereço completos, e-mail, escolaridade  e também informar se o interessado pertence a algum núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida.

CLIQUE AQUI PARA INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS