Notícia postada dia 25/03/2014

Núcleo Baiano realizará curso sobre orçamento e dívida pública

O Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida Publica se reuniu nesta segunda-feira, 24/3, para avaliar as ações do grupo e dar prosseguimento ao planejamento de novas atividades. Reunidos na Associação dos Engenheiros da Petrobrás – Núcleo Bahia (AEPET), representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Sindijufe), AEPET e voluntários debateram sobre as novas ações que podem trazer visibilidade à questão da dívida pública nacional.

Atividades

Dentre as atividades planejadas para este semestre, está a realização do Curso Técnico “Conceitos e Normas Sobre Orçamento e Dívida Pública”. O curso, que tem objetivo de apresentar uma introdução aos conceitos que permeiam a dívida pública brasileira, acontecerá às 19h do dia 28 de abril na sede da AEPET (Edf Max Center, sala 443, Itaigara).

Há ainda a previsão de realização de atos públicos nos dias 1° de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, e 12 de julho, data de início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. O núcleo baiano também está se articulando para promover uma palestra sobre a dívida pública em Salvador e sua relação com o aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (Iptu), na capital Baiana.

A próxima reunião do Núcleo Baiano acontecerá no dia 7 de abril, às 10h na sede do Sindijufe, em Sussuarana.

Conscientização

O objetivo das ações é conscientizar a população a respeito da dívida pública e de como ela interfere no investimento de setores essenciais como educação, saúde, segurança, habitação, transporte. De acordo com dados da Auditoria Cidadã da Dívida, até o dia 17 de fevereiro deste ano, a dívida pública sugou dos cofres públicos 203 bilhões de reais, o que equivale a cerca de 65% do gasto federal.

Apesar da auditoria da dívida estar prevista na Constituição Federal – artigo 26 do ADCT – até hoje o artigo não foi cumprido. Mais informações sobre a dívida pública no Brasil podem ser obtidas no site da Auditoria Cidadã da Dívida: http://www.auditoriacidada.org.br.