Notícia postada dia 18/03/2014

Luta salarial dos federais terá protestos em Brasília e nos estados nesta quarta (19)

Haverá paralisação em alguns setores; Judiciário Federal e MPU participam e fazem reunião nacional em Brasília; começa a greve nas universidades federais

A campanha salarial unificada dos servidores públicos federais terá atos públicos nos estados e em Brasília na próxima quarta-feira, 19 de março. A data é parte do calendário de mobilização do setor, que definiu como meta a construção da greve por tempo indeterminado para forçar o governo Dilma Rousseff (PT) a negociar as reivindicações apresentadas ao Ministério do Planejamento em janeiro e até hoje não respondidas.

As manifestações desta quarta ocorrem na semana que marca o início da greve dos servidores nas universidades federais – a paralisação dos trabalhadores administrativos começou na segunda-feira (17) e a perspectiva é de que ganhe adesões ao longo da semana. É o primeiro setor a parar nacionalmente em decorrência da posição do governo de não negociar com o funcionalismo.

O Ministério do Planejamento não cumpriu a promessa de responder, antes do Carnaval, à pauta de reivindicações entregue em janeiro. O compromisso havia sido assumido pelo secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Sérgio Mendonça, no início de fevereiro. Não há expectativas quanto ao teor da possível resposta – o governo já indicou não ver espaço para concessões salariais –, mas a atitude foi recebida como mais uma demonstração de desrespeito com o funcionalismo.

Sem data-base

Os servidores reivindicam a revisão anual dos salários na data-base, algo determinado pela Constituição mas desrespeitado pelo governo, uma política salarial permanente, a incorporação de gratificações, paridade entre ativos e aposentados e reestruturações de carreiras, dentre outros pontos. A inexistência de uma política salarial que reponha as perdas salariais incomoda os servidores há muito tempo. Mas, com a alta de preços, a insatisfação vem crescendo na mesma medida em que aumenta o impacto da inflação no poder de compra dos salários.

As manifestações do dia 19 devem contar com a paralisação por 24 horas, ou por período menor, de setores do funcionalismo, dentre eles os servidores do Judiciário Federal e do MPU em alguns estados do país. A categoria participará ainda dos protestos nos estados e do ato em Brasília, que acontecerá em frente ao Ministério do Planejamento (Bloco K). Inicialmente, estava prevista uma marcha à capital federal. Mas a coordenação da campanha redefiniu a atividade como um ato conjunto no ministério e jogou peso na convocação dos protestos nos estados.

Na própria quarta-feira (19), às 15 horas, o fórum das entidades nacionais dos servidores federais se reúne para avaliar a mobilização e traçar novas atividades da campanha. No dia seguinte, quinta-feira (20), ocorre a reunião ampliada da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU), que debaterá a participação do setor nas mobilizações.

LutaFenajufe Notícias
Por Hélcio Duarte Filho