Notícia postada dia 13/03/2014

Servidores baianos aderem à paralisação nacional de 24 horas dia 19

Dentro do calendário nacional de mobilização da Campanha Salarial de 2014, os servidores do Poder Judiciário federal na Bahia decidiram em assembleia realizada ontem (12/03) no TRE aderir à paralisação de 24 horas programada nacionalmente para o próximo dia 19. O calendário nacional de mobilização por melhoria salarial e de condições de trabalho inclui marcha em Brasília dia 19, conforme deliberado na reunião do Fórum de Entidades de Servidores Públicos Federais realizada no DF no último dia 11. A reunião reforçou o chamamento aos demais servidores para que compareçam ao ato em Brasília.

A pauta específica dos servidores do Judiciário federal e do Ministério Público da União se refere à reposição das perdas salariais acumuladas desde junho de 2006 (com base no acumulado do ICV-Dieese);  antecipação, para este ano,  da 3ª parcela da reposição salarial, prevista para janeiro de 2015;  aprovação da versão original do Projeto de Lei 319/07, que transforma as carreiras de analista, técnico e auxiliar judiciário em cargos de uma única carreira - a judiciária; abertura de mesa de negociação para tratar da pauta de reivindicações; criação de comissão interdisciplinar paritária entre Federação Nacional dos Servidores (Fenajufe) e tribunais superiores para discutir carreira e condições de trabalho (e não apenas grupos de trabalho para tratar de carreiras específicas isoladas para tribunais superiores), dentre outros.

A pauta geral dos servidores públicos federais trata da implementação de política salarial permanente, com a definição da data-base  em 1º de maio; reposição inflacionária; valorização do salário-base; incorporação das gratificações e contra qualquer reforma ou projeto que retire direitos dos trabalhadores, a exemplo da proposta que busca acabar com o direito de greve, dentre outras.

TRE 30 horas

Na assembleia, os coordenadores do SINDJUFE-BA lembraram aos servidores do TRE-BA que a presidência do órgão autorizou a efetivação da jornada de 30 horas semanais. Trata-se de uma das principais bandeiras de luta da categoria na Bahia e que já havia sido conquistada, mas em caráter experimental (até 4 de abril deste ano).

Como lembrou o coordenador Frederico Barboza, a efetivação das 30 horas é uma conquista importante, mas o servidor precisa estar sempre alerta para eventuais ameaças à sua manutenção. É necessário mostrar que a categoria está atenta, unida, tem força para lutar e preservar seus direitos num contexto sempre sujeito à tomada de decisões de cima para baixo e que nem sempre atendem aos interesses dos servidores federais.

A assembleia no TRE-BA também elegeu os cinco representantes da Bahia que irão à reunião ampliada da Fenajufe, dia 20. O encontro reunirá em Brasília representantes dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, eleitos em suas respectivas assembleias estaduais. A atividade ocorre no dia seguinte à deflagração da greve de 24 horas e ato público nacional, que ocorrerá em frente ao Ministério do Planejamento, dentro das mobilizações da Campanha Salarial de 2014.