Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 11/03/2014

Notícia postada dia 11/03/2014

Núcleo Baiano reafirma compromisso de cobrar auditoria da dívida pública

Núcleo Baiano reafirma compromisso de cobrar auditoria da dívida pública

 

 

 

Nova reunião  do  Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida Publica foi promovida pelo SINDJUFE-BA no último dia 10/03 para fazer uma avaliação das atividades desde a sua instalação, em 15 de janeiro, e programar outras ações. Com  representantes de entidades de classe e voluntários em geral, o encontro reafirmou sua participação na luta dos servidores públicos por melhores salários e condições de trabalho, dentro de uma campanha nacional iniciada em fevereiro. Dentre os reclamos levados aos governantes em Brasília, também está a necessidade de tirar a dívida pública da 'caixa preta' em que ela se encontra. 

 
 
Uma dívida, aliás, que consumirá 42,42% do Orçamento Geral da União de 2014, segundo  dados do próprio governo federal. Ou seja, quase a metade dos R$ 2,361 trilhões (isso mesmo, trilhões) do orçamento está comprometida só com o pagamento de juros e amortizações de um endividamento obscuro e que (juntamente com a corrupção e seus desvios de verbas) dificulta maior investimento em setores assenciais como educação, saúde, segurança, habitação, transporte etc... Aliás, a falta de recursos é uma das principais alegações do governo quando o assunto é investimento na qualidade do serviço público e numa melhor remuneração do servidor federal.
 
Divulgação
 
O Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida Publica já colocou outdoors nas ruas alertando a população sobre a necessidade de se promover uma ampla e independente auditoria do endividamento brasileiro nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Seus membros deliberaram protocolar requerimento de informações e pedido de audiência nas secretarias da Fazenda do Estado e Município com o objetivo de ter acesso aos números dos respectivos órgãos, uma tarefa que exige empenho e determinação, diga-se de passagem. 
 
Além da colocação de outdoors em pontos estratégicos, outra ação de aproximação  com a sociedade, definida pelo núcleo, foi  sua participação na Mudança do Garcia, na segunda-feira de Carnaval. Vale lembrar que a Mudança é uma tradicional caixa de ressonância dos anseios e descontantamentos da população em diferentes segmentos, O folião aproveita um dia daquela que é considerada a maior festa de rua do planeta para levar seu protesto e sua cobrança, de forma irreverente, alegre, mas também de maneira contundente. 
 
 
 
 
Outra reivindicação na Mudança do Garcia foi pela maior combrança da classe trabalhadora na Bahia pelo pagamento da URV.  A correção é devida por conta de falhas nas conversões dos salários do cruzeiro real para o real, em 1994.
A novidade sobre o pagamento sai 13 anos após decisão favorável aos trabalhadores, que foi dada pela Justiça em outubro de 2000.
 
 
 
 
 
É bom ressaltar que a cada reunião, a participação no núcleo se amplia, provando que esse assunto guarda forte apelo popular. Seus integrantes decidiram também participar ativamente da programação do 1º de Maio e 2 de Julho, voltando assim às ruas para cobrar do Congresso Nacional o cumprimento  título X, art 26 da Constituição Federal, relativo à obrigatoriedade de se realizar uma auditoria desta dívida. Assunto que é solenemente ignorado por todos os governos e parlamentares que ocuparam os espaços do poder nos últimos 26 anos.
 
 
A PRÓXIMA REUNIÃO ESTÁ PROGRAMADA PARA O DIA 24, ÀS 14H, NA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA PETROBRAS (AEPET), ESTANDO ABERTA A QUALQUER INTERESSADO EM PARTICIPAR. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

 
 


 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE