Notícia postada dia 26/02/2014

Autogestão em saúde no TRT5 começa ainda em 2014

Os estudos visando implantar um sistema de autogestão no atendimento de saúde dos servidores do TRT5 estão adiantados. Os integrantes da comissão têm as expectativas voltadas para um novo encontro com a desembargadora Maria das Graças Boness, a quem cabe levar a proposta ao Pleno, seguindo assim todos os passos necessários à adoção de um modelo de gestão alternativo aos planos de saúde comerciais, que há muito geram graves e numerosas queixas em todo o país quanto aos reajustes e à qualidade do serviço oferecido.

André Liberato, um dos servidores à frente dos estudos de um modelo que atenda aos interesses  do servidor baiano, disse que a ideia nestes primeiros passos do processo é mudar gradativamente, para que se tenha uma visão gerencial focada na prevenção. Isso se iniciará ainda em 2014. E se tudo correr conforme as expectativas, a autogestão estará consolidada em maio de 2015, após um período em que os gestores teriam adquirido a experiência necessária a uma transição segura e condizente com a realidade dos servidores do TRT5. A presidência do Tribunal sinaliza positivamente para a mudança, havendo inclusive disponibilidade financeira para dar início à implantação.

Nas últimas assembleias setoriais, promovidas pelo SINDJUFE-BA nos dias 20 e 21/02 (no Comércio e em Nazaré), os servidores voltaram a discutir o assunto e tiraram diversas dúvidas. O sindicato havia fornecido um material impresso para colher as principais dúvidas dos colegas. Tudo isso será levado à discussão da comissão encarregada dos estudos, para que nada passe sem esclarecimento à categoria. Sabe-se que a autogestão é um modelo vantajoso para o servidor, inclusive do ponto de vista econômico, pois o livra de um comprometimento financeiro mensal geralmente alto e nem sempre condizente com o serviço oferecido, além de ser gerido por servidores do tribunal.

Existe no site do SINDJUFE-BA uma enquete sobre a autogestão, com as opções intituladas "A FAVOR", "CONTRA" E "NÃO SEI, QUERO SABER MAIS"  e botões para votar e ver o resultado. Até o momento, 52% dos votos foram a favor, 18% contra e 30% disseram querer saber mais. É sempre pertinente lembrar a lamentável inobservância, pelos governos, do preceito constitucional que reza em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.