Notícia postada dia 18/02/2014

Mais vítimas do machismo: diretora sindical e seu filho são assassinados em Pernambuco

A dirigente do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Sandra Fernandes, e seu filho Cauã, de apenas 10 anos, foram assassinados na madrugada da última segunda feira, dia 17 de fevereiro. O namorado de Sandra confessou o crime e foi preso. Foram nove facadas desferidas contra a professora da rede municipal de Recife e 11 contra a criança.

Sandra militava há 10 anos no PSTU e era dirigente do Simpere, sindicato filiado à CSP Conlutas, que representa sua categoria.  Ela era também militante e construtora do Movimento Mulheres em Luta. A luta contra o machismo era parte central de sua história de militância. Em nota de pesar,  o Movimento Mulheres em Luta lembra: "Sabemos que a violência física é a expressão mais bruta e individualizada da ideia de dominação do homem sobre a mulher. Sandra se soma a essa triste estatística, o que não deixar de indignar e entristecer os companheiros e companheiras que militaram ombro a ombro com a companheira".

A direção da entidade prossegue afirmando que "Sandra militava para destruir o capitalismo, o principal responsável por essas barbaridades que todos os dias entristecem e indignam milhares de mulheres, parentes, amigos, companheiros". Segundo dados de 2012 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de  5,6 mil mulheres são assassinadas a cada ano no Brasil. Ou seja, mais de 15 mulheres perdem a vida diariamente de forma trágica, vítimas dos seus companheiros e ex-companheiros. Vale lembrar que  a Bahia ocupa o segundo lugar na violência contra as mulheres no Brasil.

Neste momento de dor, o Simpere se solidariza  com as mulheres em geral e, particularmente, com a família e amigos das vítimas. Sandra sempre somou em debates sobre machismo e opressão contra as mulheres, sobretudo na organização do Movimento Mulheres em Luta. Ironicamente, tornou-se mais uma vítima desta violência que mata todos os dias. A CSP-Conlutas e o SINDJUFE-BA ambém prestam solidariedade a família, aos colegas e aos companheiros de luta de Sandra Fernandes.