Notícia postada dia 10/02/2014

AUTOGESTÃO: TRT5 faz reunião sobre viabilidade. SINDJUFE-BA participa

Existe a possibilidade concreta de ser implantada no âmbito do TRT5 uma autogestão no plano de saúde,  seja porque estudos neste sentido já vêm sendo desenvolvidos por uma comissão liderada pelo servidor André Liberato há alguns anos, seja porque há aporte financeiro disponível para dar início ao projeto (ainda que não seja, de imediato, em formato pleno de  autogestão). Há, inclusive, a perspectiva de que seja possível sua implementação ainda este ano.

Esta é a conclusão  da comissão que estuda a viabilidade do plano, que se reuniu pela segunda vez no último dia 04/02. Na ocasião, o SINDJUFE-BA foi representado pelo coordenador de Aposentados, Antônio Marcos Pinto Santos, enquanto que ocoordenador de Administração e Finanças, Alberto Rajy, participou como ouvinte.

Outra importante contribuição às discussões vem do servidor da Justiça Federal, Marivaldo Muniz Barreto, que trabalha há muitos anos no setor encarregado exclusivamente do Pro Social, o programa de autogestão do TRF1. Marivaldo foi convidado pela desembargadora do TRT5 e presidente da comissão, Graça Boness, para trazer sua  experiência no assunto. Na reunião, ficou claro como a interlocução entre Marivaldo e André Liberato é benéfica à discussão, possibilitando o esclarecimento de dúvidas dos integrantes  da comissão.

Um dos pontos fundamentais para se dar início ao processo é a formação de uma secretaria (ou coordenação) de gerenciamento do plano. Isso demanda um número significativo de servidores, tão escassos para todo o Regional. Vale lembrar  que não foi considerada viável a ideia, vinda do Tribunal, de viabilizar a parte administrativa, transferindo-a para entidades privadas (como o plano de saúde do Bradesco, por exemplo).

Novo encontro

Nova reunião do grupo de estudos está marcada para o próximo dia 18. Antes disso, a presidente da comissão, Dra. Graça Boness, levará ao presidente do TRT5, Dr. Valtércio Oliveira, suas primeiras impressões. Após encerrada a fase de estudos de viabilidade (que a comissão acredita ser superada como facilidade), virá a fase de formação do conselho gestor,  outro ponto fundamental para o êxito do plano.

O SINDJUFE-BA está atento ao desenrolar desse importante trabalho em benefício dos servidores do TRT5 e já propõe seminários e/ou palestras com ampla participação. Nestes encontros, a categoria poderá opinar visando aperfeiçoar a ideia, que  é uma aspiração de muito tempo.