Notícia postada dia 06/02/2014

Servidores marcam presença no ato nacional de lançamento Campanha Salarial 2014

Fonte:  CSP Conlutas

Servidores públicos federais de diversas partes do país compareceram em peso ao ato nacional de lançamento da Campanha Salarial 2014. Na quarta-feira (05/02), centenas de pessoas participaram do ato político em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e logo em seguida saíram em passeata pelas ruas de Brasília.

A CSP-Conlutas participou da mobilização com as representações dos membros da Secretaria Executiva Nacional Paulo Barela e José Maria de Almeida. Em sua fala, o dirigente da Central, José Maria de Almeida criticou a política do governo Dilma e da “oposição de direita”, ambas representantes das políticas neoliberais que tanto castigam a classe trabalhadora.

A coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, presente na manifestação, criticou também o “sistema da dívida” pela ausência de reajustes e carreiras dignas aos/às trabalhadores/as ativos/as e aposentados/as do serviço público. Uma comissão das entidades que formam o Fórum dos Servidores Públicos realizou uma reunião com representações do MPOG para discutir as demandas da pauta de reivindicações.

Entre as principais reivindicações dos servidores estão a luta por uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base (1º de maio); regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e o reajuste em benefícios. Além dessas reivindicações, os servidores públicos seguem lutando pela revogação da lei que criou a Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e em defesa da Previdência Pública para todos.

Com informações do Sinasefe