Notícia postada dia 13/01/2014

SINDJUFE-BA convida para debate sobre dívida pública brasileira

Para informar sobre a importância de se promover uma auditoria completa da dívida pública brasileira, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA) convida os servidores e a comunidade em geral para um debate no próximo dia 15, às 14 h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Bahia (OAB-BA), na Rua Portão da Piedade, Centro. O  encontro também marcará o lançamento do núcleo baiano do Movimento Auditoria Cidadã da Dívida Pública.
O evento terá como palestrante a coordenadora nacional do Movimento Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lúcia Fatorelli, convidada de Brasília. Fattoreli está entre os principais críticos da forma como se dá o endividamento externo e a dívida contraída de estados e municípios junto à União. Ela questiona a transparência dos documentos das dívidas públicas, que cresceram muito, sobretudo a partir da década de 1990, devido aos altos juros.
Cidadão paga o ônus
Segundo a palestrante, este problema resulta numa alta conta repassada ao cidadão brasileiro. Entre os que questionam esta situação,  prevalece a opinião de que a União não pode ter lucro sobre estados e municípios.  A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo do governo, teve aumento de 1,69% em outubro de 2013, chegando a R$ 2,02 trilhões, segundo informações da Secretaria do Tesouro Nacional. Com a alta registrada em outubro, a dívida retornou ao patamar de R$ 2 trilhões, atingida somente uma única vez, em dezembro de 2012, e bateu novo recorde histórico para todos os meses.

Sobre a dívida interna, parte dela está na mão de estrangeiros e mais de 50% com as instituições financeiras. Vale lembrar que o lucro destes bancos não para de crescer devido à questão da contrapartida que eles têm com esses juros garantidos no processo de endividamento brasileiro. Fatorelli possui especialização (MBA) em Administração Tributária na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FVG-EAESP), em 2009, graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional Machado Sobrinho, em 1986, e graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1978.