Notícia postada dia 13/12/2013

Aeronautas e aeroviários recusam proposta das empresas aéreas e decretam estado de greve

Os aeronautas -- pilotos, co-pilotos, comissários de bordo-- e aeroviários --que trabalham em terra-- decidiram decretar estado de greve, após rejeitarem a proposta de reajuste salarial feita pelas empresas aéreas.

A decisão foi tomadas em assembleias realizadas nesta sexta-feira (13) em várias cidades do país. Durante as reuniões, as duas categorias aprovaram indicativo de paralisação para a próxima sexta-feira (20).

Na quarta-feira (18), será realizada uma nova rodada de negociações entre as categorias e os sindicatos patronais.

Os aeronautas pedem aumento de 8%, além de folgas fixas anuais, folgas regulamentares, duração mínima da jornada de trabalho, previdência privada, plano de saúde, entre outras reivindicações.

Os aeroviários também querem reajuste de 8%, além de aumento de 20% na cesta básica, no vale-alimentação, no vale-refeição e nas diárias, e a criação de piso salarial para as funções de atendente de check-in e despachante.

As empresas aéreas ofereceram reajuste salarial de 5,6%. De acordo com os dois sindicatos, há atualmente cerca de 84 aeronautas e aeroviários em todo o país.

Fonte: UOL