Notícia postada dia 04/12/2013

DG do TRF1 cassa liberação de auditório para assembleia sobre o Pro Social convocada pelo SINDJUS-DF

Está no site do SINDJUS-DF uma nota sobre isso, e o SINDJUFE-BA a divulga na íntegra, no final dessa matéria.

A relação sindicatos/adminstração do TRF1 está ruim devido aos problemas do Pro Social, e a falta de informações oficiais sobre esses problemas. Isso gera maior apreensão dos servidores, aparecimento de boatos, e o inevitável conflito com as Entidades sindicais que cobram a todo momento maior clareza e transparência.

O SINDJUFE-BA também está requerendo diversas mudanças no Regulamento, mas principalmente, informações sobre essas mudanças. Em reunião com a DG ocorrida no início de novembro, o Diretor se mostrou sensível aos argumentos dos coordenadores sobre a necessidade de que a SECBE informe aos servidores todas as mudanças do plano, inclusive poderia ser por videoconferência, que é a ferramenta mais barata, rápida, e que possibilite participação do ouvinte, para comunicar com todos os 14 Estados.

Na oportunidade o SINDJUFE-BA foi informado que o Conselho se reuniria no dia 12/11 para deliberar novas mudanças, mas não soubemos quais. Depois soubemos por terceiros que essa reunião não aconteceu, sendo adiada para o dia 22. Depois soubemos por terceiros novamente que ela foi adiada para o dia 2 de dezembro. O SINDJUFE não soube se realmente aconteceu, se algo foi deliberado, ou se foi novamente adiada.

Os servidores receberam no dia 29 de novembro uma mensagem do TRF1 sobre a surgimentos de boatos, mas não falaram nada sobre o que lhes é solicitado a todo momento: In-for-ma-ções! E essa lacuna de informações oficiais é terra fértil para brotar boatos, expectativas, e deteriorar relações. Muitos servidores revelam que só não saem do plano por não haver outra possibilidade de programa de saúde para si e sua família, e que justamente por isso, se vê “muito preocupado, e aviltado no seu direito a informações”.

Segue nota do SINDJUS-DF:

“O diretor-geral do TRF, Roberto Elias Cavalcante, acaba de cassar a liberação do Sindjus para utilizar o auditório do 1º andar do antigo prédio do TSE, deixando claro, em sua determinação, que espaço algum do tribunal deve ser liberado para o sindicato.

De forma totalmente antidemocrática, o DG proíbe que os servidores utilizem um espaço do tribunal para discutir sobre um tema que diz respeito diretamente aos servidores do TRF e da Justiça Federal: o Pro-Social. O Sindjus solicitou o espaço físico do TRF para tratar exclusivamente de tema de interesse dos servidores da 1ª Região, como faz e é sempre atendido em todos os tribunais e órgão do Ministério Público.

O Sindjus repudia tal fato, porém, não cede aos caprichos do DG que tenta, a qualquer custo, acabar com nossa mobilização. A assembleia vai acontecer nesta segunda-feira (2), no mesmo horário (16h), em frente à sede do tribunal. Além de debater sobre o futuro do plano, vamos protestar contra os abusos cometidos por essa administração.

Compareça! Participe! Proteste!”