Notícia postada dia 21/07/2010

Assembleia setorial no TRT discutiu PCS e Resolução 63 do CSJT

O SINDJUFE realizou nesta quarta-feira (21) uma assembleia setorial no TRT, em Nazaré, para informar sobre o andamento das negociações referentes ao PCS e discutir questões particulares aos servidores do TRT.

O SINDJUFE esclarece que, diante do retorno dos servidores ao trabalho, o grande fluxo de pessoas no prédio das Varas Trabalhistas impossibilitou a realização da assembleia neste local. Diante disso, o sindicato marcou uma nova assembleia no Comércio para a próxima sexta-feira (23), às 13h.

Quanto às determinações da administração do TRT referente ao período de greve, o coordenador geral do sindicato, Rogério Fagundes, disse que na última reunião com a mesa formada por este Órgão, foi informado que não haverá corte de ponto; apenas corte do auxílio alimentação e transporte nos setores que não informaram os servidores que participaram do rodízio. Aquele servidor que sofrer punição, o sindicato vai buscar formas de reverter à situação.

Referente a Resolução 63 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o advogado do sindicato Cláudio Andrade, informou que na próxima segunda-feira (26), o SINDJUFE deve entrar com ação. De acordo com Cláudio, “a missão não será fácil”, uma vez que existe resistência dos juízes de primeiro grau em conceder liminar contra atos elaborados por juízes de segundo grau. Esta resolução, uma vez implementada trará grandes prejuízos, já que vai reduzir o número de servidores nas Varas Trabalhistas, o valor e o número das funções, além de afetar também a advocacia; Daí a luta do sindicato e a ABAT no sentido de fazer com que o CSJT reveja esta resolução.

Sobre o PCS, Rogério entrou em contato com o secretário de recursos humanos do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Vieira para saber o andamento das negociações. De acordo com Amarildo foi  encaminhada aos técnicos do Supremo uma proposta para 2011, com parcelamento em duas vezes (janeiro e julho de 2011).

No balaço da greve feito pelos servidores, Rogério disse que a avaliação das pessoas que votaram pela suspensão da greve é que o movimento era nacional e não teria sentido apenas a Bahia e outros poucos Estados permanecerem em greve. Mas foi ratificada a necessidade de continuar as mobilizações.