Notícia postada dia 14/10/2013

TRE-BA: Servidores formam Comissão que vai debater Plano de Carreira

Escolha dos componentes da Comissão foi feita na Assembleia Setorial realizada no último dia 12. Grupo se reúne todas as sextas, às 9h, na sala de treinamento do CODES. Ainda há vagas para interessados se integrarem a Comissão

Informes e debates permearam as últimas Assembleias Setoriais dos servidores da Justiça Eleitoral (12/09 e 02/10). Seguindo a pauta, a categoria deliberou que o sindicato não participasse da entrevista solicitada por uma das COmissões do Órgão. Tal decisão teve como base o posicionamento da referida Comissão a qual não permitiu que o sindicato participasse com direito a voz e voto, e que os integrantes indicados por eles mesmos fossem apenas no papel de servidores e não como representantes sindicais. Além disso, do ponto de vista dos coordenadores do sindicato, os integrantes indicados para as Comissões foram escolhidos de forma não democrática, ou seja, não foi feita pela base, e que houve desrespeito por parte do Órgão no que diz respeito ao papel do sindicato nestas instâncias, como sendo porta voz da categoria.

Sendo assim, foi feito um ofício justificando tal decisão e seus motivos, direcionado à Comissão.

Outro ponto discutido e deliberado foi a reativação do GT de carreira. Com a iminência de se debater o assunto no mês de outubro, em Brasília, durante evento nacional convocado pela Fenajufe, montou-se um grupo no Órgão que vai realizar todo um cronograma de atividades e debates sobre o Plano de Carreira que a categoria quer. A última reunião deste grupo ocorreu no último dia 4, e, após aprovação dos servidores, já estabeleceu eixos temáticos de discussão para assim iniciar o planejamento de apresentação do atual projeto de Plano de Carreira que se tem, colher sugestões de alterações e, posteriormente, levar a proposta e os resultados do GT para o evento nacional, onde será debatido ainda com a categoria de todo o país.

Qualquer servidor pode (e deve) participar deste grupo e das atividades que serão também agendadas. Para participar basta contactar um dos diretores do sindicato no Órgão.

Os eixos definidos são: cargos (envolvendo conceitos, atribuições, garantias); desenvolvimento da carreira (progressões, formação); modelo remuneratório (anuênios, adicionais); FCs (tipos e critérios); carga horária; assédios; automação; licenças. Caso algum servidor queira colaborar e se inteirar sobre o assunto, basta comparecer às reuniões do grupo, às sextas, 9h, na sala de treinamento do CODES.

Na ocasião foram eleitos ainda como delegados para participarem dos seminários de carreira os servidores que compõem o referido grupo de trabalho, no Órgão, em regime de revezamento e de disponibilidade dos indicados.