Notícia postada dia 10/10/2013

PL 4330: Atrizes e atores dizem não à terceirização

Wagner Moura, Osmar Prado e Camila Pitanga gravam vídeo contra o PL 4330

Um vídeo com diversos atores de peso se manifestando contra a terceirização e a aprovação do Projeto de Lei 4330/04 está sendo muito difundido pela internet. A produção, dividida em dois vídeos, faz parte da campanha “Todos contra a Terceirização”, iniciada pela Anamatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho) com colaboração do Movimento Humanos Direitos (MHUD).

Os atores Gilberto Miranda, Dira Paes, Camila Pitanga e Priscila Camargo – dirigentes do MHUD –, além dos também atores e apoiadores do movimento, Wagner Moura, Osmar Prado e Bete Mendes participaram das gravações voluntariamente, sem nenhum tipo de remuneração, de acordo com informação no site da associação.

FONTE: INTERSINDICAL

Assista ao vídeo: www.intersindical.inf.br/boletim_det.php

texto:

"No Congresso Nacional um Projeto de Lei pretende regulamentar a terceirização do trabalho no Brasil. Imagine a escola dos seus filhos sem professores, hospitais sem médicos e enfermeiros, uma construtora sem operários. Todos substituídos por profissionais com menos diretos e garantias.

A terceirização se dá quando o trabalho de alguém é vendido por um intermediário que lucra com isso. O projeto pretende autorizar essa prática de forma generalizada. O resultado será prejudicial para todos, pois os trabalhadores perdem direitos e garantias conquistados com anos de lutas.

A proposta traz benefícios apenas para os empresários que usarão a mão de obra com um custo baixo. Caso haja aprovação desse projeto teremos redução dos atuais salários e empresas sem empregados, pois todos serão terceirizados.

Basta lembrar que os maiores índices de acidentes no trabalho que hoje ocorrem no Brasil atingem os trabalhadores terceirizados.

Há algo errado quando uma grande marca ou uma empresa rural resolve terceirizar suas atividades. Atrás do discurso de modernização da indústria e do campo, estão as piores formas de exploração do trabalho humano.

A prática da terceirização pode estar ligada a uma realidade muito mais sombria do que parece. Um produto na prateleira pode esconder uma triste realidade de exploração de um trabalhador. A terceirização existe para que a produção fique mais barata, o que pode acobertar o trabalho escravo no Brasil. Não podemos permitir que poucos ganhem com o trabalho de milhões.

Esse é o Brasil que você quer para as futuras gerações?"