Notícia postada dia 09/10/2013

JF: representantes são escolhidos e há debate sobre proibição de coord participar da reunião de DG

Os servidores da Justiça Federal, reunidos em assembleia setorial realizada no dia 4 último, no auditório da Seccional com participação de servidores do JEF  - por videoconferência - , discutiram a seguinte pauta: INFORMES, e CRIAÇÃO DO GT DE CARREIRA COM A ELEIÇÃO DE DOIS REPRESENTANTES DA JF PARA O SEMINÁRIO SOBRE CARREIRA a ser promovido pela FENAJUFE.

O coordenador Frederico, servidor do TRE, compareceu a essa setorial e fez a primeira fala informando que a coordenadora Denise Carneiro divulgou via "facebook" que havia sido impedida de participar via skype da última reunião de diretoria. Ele enumerou motivos que, segundo ele, justificaria esse impedimento e convidou os servidores a participarem das reuniões de Diretoria. O coordenador falou que alguns diretores chegam atrasados à reunião, por vezes chegam apenas para votar, faltam muito, etc. e que para coibir essas e outras práticas a Diretoria está preparando um Regimento Interno - que teve sua discussão iniciada no seminário da diretoria realizado em junho. Informou que cercearam a votação por e-mail para impedir que diretores ausentes, votem.

Logo após, a referida coordenadora em sua fala, confirmou a postagem na rede social no grupo fechado dos servidores da JF,  "informei, informo e informarei sempre e a todos, tudo o que acontece no sindicato, pois o mandato não é meu, e sim da categoria". A coordenadora então passou a relatar o fato desde o início, informando que já havia participado de outra reunião via skype quando estava doente, e que essa forma de participação já havia sido facultada aos diretores do interior, no seminário referido, e isso era praticado desde a gestão passada como forma de possibilitar aos diretores de participarem, mesmo estando fora da cidade. E dessa vez fora impedida de participar como diretora, com direito a voto, e depois na continuidade da reunião, a maioria dos presentes decidiu que ela não deveria participar nem mesmo como observadora, e mandaram cortar a conexão do sistema.

O servidor Jailson Laje, citado com um dos que votaram contra, em sua fala assumiu o gesto, alegando que "muitos diretores chegam atrasados em reuniões, apenas para votar". Os servidores se revezaram em falas, revelando surpresa e revolta com o ocorrido, ameaçando desfiliação, como o servidor Gilvan Lopes e outros se dizendo decepcionados com a parte da diretoria que decidiu por esse impedimento.

Segundo o servidor Sérgio “houve uma falácia profunda no raciocínio do coordenador Fred. Ela se chama 'falácia do homem de palha’ ou seja você inventa um espantalho pra atacar, para não responder ao argumento do seu adversário. O argumento foi: uma diretora foi impedida de participar de uma reunião desde o início. Ponto”. A servidora Conceição foi muito aplaudida quando disse que o cerceamento da participação da coordenadora não foi apenas dela, e sim significou "o cerceamento da participação dos servidores da Justiça Federal, que foram desrespeitados com essa atitude" e afirmou que "não importa de onde vem a opressão, se da direita ou da esquerda, será sempre opressão".

O servidor Luiz Carlos lembrou que assistiu a reunião de Turma de Unificação dos JEFs com a “participação de magistrados em diversos Estados com direito a voz e voto”. O servidor Valter acrescentou: "até o réu tem direito de se manifestar remotamente". Sobre esse assunto os servidores aprovaram, com apenas um voto contrário, uma Moção de Repúdio a essa a atitude, e indicaram: que seja permitido aos diretores o mesmo direito da base nas suas formas de participação nas assembleias; que o Regimento definido pela Diretoria seja submetido à base; o coordenador Jailson está autorizado a denunciar diretores faltantes segundo o Estatuto da Entidade, e que lhe sejam facultados o direito de defesa.

Sobre o segundo ponto, o GT de Carreira, os servidores da JF aprovaram a criação desse grupo e elegeram Denise Carneiro e Antônio Walker para participarem desse primeiro seminário sobre o tema, promovido pela FENAJUFE, no próximo mês.

Os servidores ficaram de elaborar a Moção de Repúdio e o SINDJUFE-BA ficou de marcar uma data para a primeira reunião do GT de Carreira. Os servidores do interior podem participar por e-mail, tele ou vídeoconferência.

Com informações da Coordenadora de Comunicação