Notícia postada dia 16/09/2013

Servidores dão sugestões e tiram dúvidas sobre o sistema virtual de eleições do SINDJUFE-BA

Já pensou em, até por meio de um smartphone, votar nos rumos das lutas do seu sindicato? Isso será possível em breve. Visando abranger um maior número de servidores do interior e capital nas decisões que envolvem a categoria o SINDJUFE-BA, juntamente com a sua Comissão Eleitoral, organizou uma proposta de sistema de votação online, que garantirá maior participação dos servidores, com segurança, transparência e agilidade nos processos eleitorais e decisórios da classe. Além de trazer esses benefícios, a medida representa economia para o sindicato no que diz respeito aos custos com eleições sindicais em todo o estado da Bahia.

Apresentado durante Assembleia Geral realizada na tarde de quinta-feira (12), os servidores puderam tirar dúvidas e sugerir melhorias para este sistema, uma vez que a Comissão Eleitoral abriu o processo de eleição para a Comissão de Ética, o Conselho de Representantes (de apenas uma região que não foi votada ainda) e os suplentes ao Conselho Fiscal. Em breve teremos outra Assembleia para continuação do processo, com a apresentação do manual de eleições, que os servidores deverão ler e aprovar.

Semelhante à formatação de votação da urna eletrônica utilizada no país, o sistema da urna eletrônica virtual foi customizado pelo analista de Tecnologia da Informação do sindicato, Eric Wanderley, o que gerou uma grande economia à Entidade, já que o processo eleitoral é muito dispendioso.

O servidor Lutero, membro da Comissão Eleitoral fez questão de registrar que um outro integrante da Comissão eleitoral, Jaldo Caribé, está afastado das atividades por motivos de saúde mas foi um dos maiores apoiadores para a criação deste sistema, e, também parabenizaram o profissionalismo do funcionário do sindicato pela elaboração do programa.

Confira aqui o passo a passo para entender como funcionará o sistema de urna eletrônica virtual.

Ainda no início da Assembleia os servidores presentes pediram que os coordenadores dessem alguns informes sobre mobilizações da categoria e ProSocial (Programa de saúde de autogestão da Justiça Federal) e PEC 190/2007, o que foi feito. Já após os informes sobre a referida PEC os servidores apresentaram a proposta de realizar um debate sobre essa Proposta e convidar a autora do projeto, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA).