Notícia postada dia 12/09/2013

Desde PCS-3, inflação corrói 40% do salário da categoria

Do último PCS até julho de 2013, inflação subiu 47,7%. Mesmo que a última parcela do reajuste fosse paga amanhã, haveria uma defasagem de 14%, revela estudo

Por Caê Batista - Sintrajud

Em 2006, quando foi aprovado o PCS-3, um técnico classe B e padrão 7 da tabela recebia R$ 5.190,91. Com o reajuste ocorrido no começo deste ano, a sua remuneração passou para R$ 5.606,19.

Entretanto, se o vencimento desse servidor tivesse sido reajustado de acordo com a inflação acumulada entre 2006 e julho de 2013, ele estaria recebendo R$ 7.666,96. A perda mensal do servidor que está nessa classe e padrão é de R$ 2.060,77, ou 36,76%.

O levantamento foi feito nesta semana pelo assessor econômico do Sintrajud, Washington Moura Lima, e mostra que a inflação acumulada [medida pelo ICV do Dieese] desde 2006, ano da aprovação do PCS-3, até julho deste ano é de 47,7%.

O estudo aponta também que mesmo com a antecipação da última parcela da GAJ, como reivindicam os servidores do Judiciário Federal, os vencimentos da categoria ainda estariam defasados em 14,24% relação à inflação acumulada desde 2006.

O estudo traz à tona aquilo que todos os servidores do Judiciário Federal sentem no seu cotidiano. O salário não é suficiente para manter o mesmo padrão de vida. Não é para menos que muitos colegas estão afundados no cheque especial e em empréstimos consignados.

Nas colunas a baixo, você pode verificar o seu salário atual e compará-lo com o quanto deveria estar recebendo caso a data-base fosse respeitada pelo Poder Executivo, e a inflação tivesse sido reposta ano após ano. Na última coluna constam os valores dos vencimentos a partir de 2015.