Notícia postada dia 09/09/2013

Revelação de que EUA espionaram Petrobras põe em xeque leilão do pré-sal

Movimento contra privatização do petróleo defende o fim dos leilões; será muita subserviência de Dilma manter o leilão, diz petroleiro.

A revelação de que a agência de segurança dos Estados Unidos (NSA) espionou a Petrobras pode colocar em xeque a realização do primeiro leilão do pré-sal, marcado pelo governo Dilma Rousseff (PT) para 21 de outubro. Integrantes do movimento nacional contra a privatização do petróleo brasileiro, que já defendiam o fim da entrega de reservas nacionais a empresas privadas, agora veem na confirmação da espionagem direcionada à estatal brasileira motivo definitivo para que seja cancelado o edital que convoca o leilão, do qual participarão multinacionais, algumas com sede nos EUA.

"Dilma manter o leilão [mesmo assim] seria mostrar uma subserviência completa", afirma o petroleiro e economista André Bucaresky, dirigente do sindicato da categoria no Rio (Sindipetro-RJ) e integrante do movimento nacional contra a privatização. "É um leilão em que tem alguém que tem informações privilegiadas, está viciado o negócio. Deveria suspender imediatamente isso, independente de qualquer outra questão, e investigar", defende. A rodada de leilões marcada para outubro é a primeira do pré-sal e colocará 'à venda' as reservas já comprovadas do campo de Libra, o maior já descoberto no país.

A espionagem veio a público por meio de reportagem veiculada no "Fantástico" no domingo (8), dia seguinte a dezenas de manifestações pelo país afora que tiveram, dentre suas pautas de reivindicações, a defesa do fim dos leilões do petróleo. Segundo a reportagem, produzida pela TV Globo em conjunto com o repórter norte-americano radicado no Brasil Glenn Greenwald, a Petrobras estaria sendo monitorada há um bom tempo pelos Estados Unidos. As informações foram obtidas por Greenwald com base nos documentos secretos repassados por Edward Snowden, o ex-agente da NSA que se encontra asilado na Rússia.

Dilma espionada

Faz poucos dias, a mesma fonte já havia revelado que a própria presidenta Dilma Rousseff fora espionada pelo serviço secreto norte-americano. Antes disso, soube-se que a privacidade de mensagens e telefonemas de milhões de brasileiros vem sendo invadida por espiões de Barack Obama. Por conta de suas revelações, o ex-agente Edward Snowden é perseguido pelo governo dos EUA. Snowden solicitou asilo político ao governo brasileiro, mas Dilma negou.

A reportagem mostra documentos de uma apresentação da NSA para agentes novatos, ocorrida em junho de 2012, na qual a agência demonstra como a espionagem é feita em certas empresas e órgãos. Chama a atenção o fato de a Petrobras aparecer no início da apresentação, logo acima da Google, da diplomacia francesa e da rede da Swift - uma cooperativa multinacional de grandes bancos.

Os documentos não revelam o conteúdo do que foi espionado, mas indicam que a espionagem sobre a Petrobras já vinha ocorrendo há um bom tempo, ao ponto de uma pasta específica com o nome da empresa abrigar a grande quantidade de dados que a NSA possui sobre a estatal brasileira.

Luta Fenajufe Notícias

Por Hélcio Duarte Filho