Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 03/09/2013

Notícia postada dia 03/09/2013

Grito dos Excluídos: Juventude que Ousa Lutar Constrói Projeto Popular

Grito dos Excluídos: Juventude que Ousa Lutar Constrói Projeto Popular

O Grito dos Excluídos é uma manifestação que é promovida há 19 anos pelos movimentos sociais ligados à Igreja Católica. Foi criado em 1994, mas o primeiro evento só ocorreu em setembro de 1995. Ele é organizado pela Pastoral Social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem apoio de sindicatos, como o SINDJUFE e entidades representativas dos movimentos sociais. Mais informações e o cartaz com o tema do Grito deste ano podem ser encontrados em http://www.gritodosexcluidos.org/&nbsp.

 

O 19º Grito dos Excluídos terá como tema este ano a exclusão dos jovens. Com o lema Juventude que Ousa Lutar Constrói Projeto Popular, os sindicatos, movimentos sociais e as pastorais promoverão vários atos em todo o País no dia 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência, para chamar a atenção para os problemas que enfrentam os jovens brasileiros, principalmente os que vivem nas periferias.

 

A manifestação deste ano espera ganhar força com a adesão de manifestantes e classes sociais que sentem a problemática da exclusão social e dos problemas sociais pelas quais o país esteve envolvido com as passeatas e manifestações ocorridas desde o mês de junho, quando milhares de pessoas foram às ruas das cidades brasileiras clamar por melhorias nos índices de violência, corrupção, transportes públicos, saúde, educação.

 

O Grito dos Excluídos 2013 ocorre num momento em que a juventude busca meios de opinar, se expressar, tirar amarras. As manifestações nas ruas trouxeram questões importantes como a dos atingidos pelas remoções promovidas pela realização da copa do mundo, a corrupção, o sucateamento dos serviços públicos entre outras.

 

O Grito reivindica que o Estado cumpra com a sua responsabilidade de garantir direitos e políticas públicas a toda população com qualidade e prioridade, principalmente aos jovens e adolescentes pobres, negros, da periferia.

 

A fonte da desigualdade tem nome e se chama capitalismo. O Grito reafirma a necessidade de um outro modelo econômico onde não haja lugar para a exclusão e a exploração, uma sociedade justa e igualitária, a sociedade socialista.

 

Está prevista a mobilização do Grito dos Excluídos em mais de mil cidades brasileiras durante toda a semana e culminará com a manifestação do 7 de setembro. Em Salvador, a população está sendo convocada para concentração no próximo sábado (7), às 9 horas, no Campo Grande. Converse no seu bairro, no seu trabalho, com amigos e amigas e chame mais gente para entrar nessa luta.

 Dia 7, venha dar um Grito coletivo contra a exclusão social.

SINDJUFE



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE