Notícia postada dia 15/07/2010

Assembleia define suspensão da greve mantendo o estado de greve

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta quinta-feira (15) no TRE, a maioria dos servidores do Judiciário Federal baiano votou pela suspensão da greve (mantendo o estado de greve, ou seja, podendo retornar à greve a qualquer momento). Os servidores também votaram para que o retorno às atividades seja nesta segunda-feira (19) entre outras decisões.

No início da Assembleia foram dados alguns informes sobre o andamento da greve no interior e na capital e da situação dos grevistas nos diversos órgãos:

TRT – Foi citada a Resolução 22 do Pleno que afirma que não haverá corte de ponto dos servidores grevistas (mas não trata sobre o auxílio alimentação e vale-transporte. Neste caso, na última reunião da Mesa de Negociação do TRT foi solicitado que não haja corte destas vantagens);

TRE – Foi encaminhado um ofício ontem (14) para realização de uma audiência com o Presidente deste Tribunal a fim de não haver retaliações aos servidores grevistas especialmente os que possuem funções comissionadas;

JF – Ameaças de corte de ponto na capital e interior além do estabelecimento de horários de trabalho diferenciados para os grevistas em Feira de Santana. O Sindicato ao tomar conhecimento desta atitude já encaminhou ações para reverter essa situação.

Em seguida foram dados informes da Fenajufe pelo representante desta entidade, Jean Loiola, o qual parabenizou a força dos servidores baianos e salientou que o estado tem sido referência nacional nas greves e mobilizações. Citou ainda que alguns sindicatos suspenderam a greve antes mesmo da Ampliada da Fenajufe e que a opinião desta reunião, majoritariamente, foi a de que o movimento não teria forças para permanecer na greve e o recesso parlamentar também prejudicaria as negociações e, por isso, fez a orientação de suspensão da greve.

Loiola falou ainda sobre a as reuniões que a Fenajufe tem tido com as representações do Judiciário em Brasília a fim de alcançar, no mínimo, a inclusão do PCS na previsão orçamentária de 2011. Em seguida foi aberto às falas e perguntas dos servidores ao convidado.

Os discursos dos servidores chamaram à atenção sobre a responsabilidade da decisão de hoje. Alguns defenderam o retorno aos trabalhos, sob alegação de que não haveria como sustentar o movimento grevista já que muitos servidores já têm retornado às atividades antes mesmo da decisão da Assembleia, associado ao fato de que há recesso parlamentar e apenas mais dois sindicatos continuavam sustentando a greve. Já os que defenderam a continuidade da greve salientaram a necessidade da categoria reafirmar o posicionamento da Bahia como vanguarda e a obrigação de resistir ante às ameaças de retaliações, somado a isso a não aprovação do PCS ou apresentação de proposta do Governo Federal.

Após as exposições foram sugeridas duas propostas: suspensão da greve (mantendo o estado de greve) e a proposta de continuar a greve. A primeira teve votos da maioria e em seguida foi votada a data de retorno às aatividades. Entre as propostas estavam o retorno na sexta-feira (16), na segunda-feira (19) e de retornarem na sexta-feira os servidores da capital e na segunda-feira os servidores do interior, tendo vencido a segunda proposta.

Em seguida a categoria também apresentou discussão sobre o subsídio que surgiu em forma de duas emendas ao PL 6613/09, em tramitação na Câmara. Após o debate, foram sugeridas duas propostas: caso o PCS não seja aprovado nos termos atuais a categoria aceita a proposta de Subsídio nos termos das Emendas 1/2010 (do deputado Reginaldo Lopes) e 2/2010 (do deputado Félix Mendonça) e, a outra proposta foi a de realizar estudos e debates antes de aceitar ou não o subsídio, tendo vencido por maioria a primeira proposta.

Ao final da Assembleia também foram aprovadas a manutenção do Comando de Mobilização com atividades pontuais e especialmente nos eventos em que o presidente Lula estiver presente na Bahia, além da realização de uma nova assembleia geral daqui há quinze dias (data ainda a ser definida), na Justiça Federal (Sussuarana).  Logo após foram queimados os bonecos representando o Presidente Lula e o Presidente do STF, Cezar Peluso.