Notícia postada dia 28/08/2013

Servidores do TRT denunciam precarização e querem mais funcionários nas Varas

A assembleia dos servidores do TRT que ocorreu nesta quinta-feira, 22, no saguão do Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, aprovou por unanimidade que o Sintrajud entregue um documento à presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Maria Doralice Novaes, solicitando a suspensão da norma que retira funcionários das varas trabalhistas.

Os servidores reclamam que a medida da administração vai no mesmo sentido da norma que fixou dois juízes por vara. Na prática, foi instituído um regime de "pauta dupla", sobrecarregando os secretários de audiência e deslocando servidores das secretarias para auxiliá-los. Assim, além de se desdobrarem para acompanhar as audiências dos dois juízes e dar andamento aos processos correspondentes, os servidores nas secretarias das varas podem ter um acúmulo ainda maior de serviço, com a saída de uma pessoa para auxiliar o juiz substituto.

- FL. 03 - terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os trabalhadores debateram no sentido de que a demanda dos magistrados deveria ter sido melhor avaliada e contextualizada, além de denunciarem as distorções causadas pela norma.

“Essa decisão tem de ser suspensa até que se abra concurso”, enfatiza a diretora do Sintrajud, Inês de Castro Leal.
O coordenador do Sintrajud, Tarcísio Ferreira, alerta que o Sindicato vem cobrando a abertura de um novo concurso para o Tribunal. “Mas a resposta que obtivemos da administração, por meio do Diário Oficial, é a de que devemos aguardar o edital. É muito desrespeito”, critica o dirigente.

Os servidores do TRT também aprovaram por unanimidade que o Sintrajud distribua uma carta aberta à população denunciando a falta de funcionários nas varas.

O objetivo é mostrar para a sociedade como as medidas do tribunal e a carência de trabalhadores nas varas prejudicam o bom andamento dos processos.

Luto - Eles escolheram a próxima sexta-feira, 30, para entregar o manifesto à população. A data está sendo convocada pela CSP-Conlutas e demais centrais sindicais para a realização de manifestações e paralisações em todo o país para cobrar direitos dos governos e dos patrões.

Também ficou definido que os servidores vão trajar roupas pretas nesse dia, para expressar o descontentamento com a medida da administração do Tribunal.

O Sintrajud também vai contatar os secretários de audiência das varas, para tratar do problema do aumento de trabalho gerado pela pauta dupla.

Fonte: Sintrajud.