Notícia postada dia 19/08/2013

SINDJUFE visita colegas de Vitória da Conquista

A coordenadora do SINDJUFE-BA, Denise Carneiro, esteve em Vitória da Conquista nos dias 8 e 9/08 e visitou os colegas da JF, TRE e TRT.

Procurando ouvir as demandas e reclamações dos servidores, a coordenadora também informou sobre a pauta emergencial definida pela FENAJUFE e sobre a necessidade adesão ao calendário nacional de lutas, que tem o dia 30 de agosto como dia Nacional de Paralisação contra a terceirização e também pela nossa pauta específica.

TRT - No TRT a apreensão maior é o PJE, condições de trabalho, os resultados ruins da Resolução 63 e outras reclamações. Aquelas relacionadas ao jurídico, os servidores foram orientados a entrar em contato com o jurídico do SINDJUFE.
Sobre o PJe a coordenadora informou que o SINDJUFE realizará em breve um seminário sobre o tema.

TRE - No TRE a queixa maior é a falta de servidores, suprida por requisitados e terceirizados. Todos são bons funcionários, ressaltam os presentes, mas "é necessário que se faça concurso para preenchimento de vagas, inclusive para a área administrativa", cobrou uma servidora, e outra completou: "assuntos simples de manutenção predial, e pequenos reparos demoram muito para serem resolvidos". Muitas vezes o servidor do cartório se divide entre o seu serviço e a resolução de demandas administrativas.

Outro assunto grave é falta de segurança, pois o expediente do vigilante é até às 16:40 e o posto só é ocupado novamente às 19h.

Recentemente algumas salas foram arrombadas. Com a intervenção de uma servidora, as portas foram trocadas, mas até o momento não foram pintadas.

JF - Na JF a queixa é também a falta de servidores. E, igual aos demais órgãos, a requisição e terceirização avançam sem limites.

Como não poderia deixar de aparecer, o tema Pro-Social mais uma vez esteve presente no topo da apreensão dos servidores. A coordenadora informou quais medidas estão sendo tomadas. A dificuldade em contactar o TRF1 é um fato extremamente prejudicial aos servidores das Seccionais e Subseções.

Existe uma comissão de servidores se reunindo na Seccional sobre esse tema.

Em todos os órgãos a coordenadora recolheu e-mails e telefones para aproximar o sindicato dos colegas do interior, informando que irá incluí-los na lista de newsletter, e pediu que esses também mandem e-mails ao sindicato informando suas demandas.