Notícia postada dia 02/08/2013

SINDJUFE consegue audiência com a Desembargadora Federal Neuza Alves

Os coordenadores do SINDJUFE-BA Denise Carneiro e Lourival Matos foram recebidos no dia 26 último, pela desembargadora Federal Neuza Maria Alves da Silva que estava em visita à Seccional baiana. Os assuntos tratados foram criação do TRF8 e a possível perda do programa Pro Social.

Sobre o TRF8, cuja tramitação está suspensa por uma liminar concedida pelo presidente do STF, os coordenadores cobraram para que os servidores tenham uma maior participação nesse processo, que o preenchimento de cargos seja feito por concurso público e que seja dada prioridade para os servidores inscritos no concurso de remoção.

Sobre esse assunto, inclusive, os coordenadores relataram a reclamação dos servidores sobre a chamada “cláusula de permanência” que obriga o servidor a ficar três anos no local de origem, e, mesmo que surja vaga no local desejado, ele não pode ser removido, e é então chamado outro servidor que teve colocação superior à sua no concurso.  Falou-se ainda da centralização excessiva da Administração do TRF1, o que dificulta o acesso do sindicato para resolver demandas solicitadas pelos servidores, e da busca para que o futuro TRF8 não reflita esse mesmo posicionamento. A desembargadora é favorável à clausula de permanência mas pediu que o Sindicato faça uma exposição de motivos sobre o assunto.

Falou-se também sobre o Pro Social, na apreensão de todos sobre a perda da assistência quando os novos Tribunais forem implementados. A desembargadora classificou como justa essa preocupação e sugeriu que os servidores busquem uma gestão compartilhada. Os coordenadores revelaram que já estão se reunindo para discutir as formas alternativas e que dentre elas está a gestão compartilhada ou a criação de um plano próprio de autogestão. A Desembargadora, que é baiana, se dispôs a ajudar no que fosse possível.