Notícia postada dia 29/07/2013

Servidores debatem demandas da JF, na Bahia

Que as demandas dos servidores públicos é extensa não é nenhuma novidade. Entretanto, para que as medidas sejam tomadas e as reivindicações feitas da maneira correta, os servidores da Justiça Federal na Bahia debateram na tarde desta sexta (26) alguns itens que têm trazido inquietação na categoria.

A primeira delas é a criação do TRF8 e, com ela, a dúvida acerca da assistência médica que será oferecida aos servidores, uma vez que o plano atual (ProSocial) é satisfatório às necessidades dos servidores e seus familiares mas, provavelmente, com o desmembramento do TRF1, os servidores baianos perderao o direito a ele. Em Assembleia Setorial anterior, foi deliberado que a informação sobre o montante que a categoria já contribuiu ao ProSocial seja encaminhada para a Comissão que está à frente do caso, no Estado, a fim de subsidiar a realização de estudos que apontem as possibilidades de criação de um novo ProSocial, específico para o TRF8. Segundo informações da coordenadora sindical Denise Carneiro, este pedido já foi feito à DIREF, a qual aguarda a resposta do TRF1.

De acordo com Conceição Moraes, servidora da JF que possui grande conhecimento sobre o ProSocial e também integrante desta Comissão, foram criados três grupos, os quais vão formatar o projeto do ProSocial8, analisando as questões financeiras, jurídicas e operacionais.

Na ocasião foi ressaltado ainda para os presentes que boa parte da categoria, em outros Estados, não está tomando ações sobre o tema pois não acredita que haja a criação dos novos TRFs. Tal comportamento revela que o assunto precisa ser amadurecido para os servidores dos estados envolvidos, uma vez que trata-se de assistência médica não apenas do servidor, mas, de sua família.

Foram informados ainda que o Sindjus-DF agendou reunião sobre o PRO SOCIAL e não respondeu ao SINDJUFE-BA se outros Estados interessados poderiam participar.

Como medida de sanar tais dificuldades de comunicação e aumentar a conscientização sobre a problemática do ProSocial mediante o desmembramento do TRF1, o SINDJUFE solicitou que o  NUCRE marque uma videoconferência entre os Estados envolvidos para discutir o assunto e verificar as possibilidades de gestão compartilhada ou criação de planos específicos para cada novo TRF a ser criado.

Ainda sobre os pleitos da categoria, foi ressaltado que, como fruto das reivindicações feitas pelos servidores e sindicato sobre os estacionamentos do prédio dos JEFs, o estacionamento de diretores já tem projeto de recuperação em andamento e o dos servidores terão em breve a instalação de cancelas automáticas, para evitar que pessoas que não são desta Casa usem as vagas destinadas aos servidores. Foram ainda nomeados como suplentes os servidores Elisabete, pelo JEF e Sérgio Lacerda, pela Sede, para a Mesa de Negociação Permanente. Ainda se agguarda os nomes dos servidoes que representarão o interior do Estado. Foi informado que provavelmente na próxima semana haverá reunião dessa Comissao com a DIREF.

Dias de luta - Os dias 6 e 30 de agosto serão marcados por manifestações em nível nacional, promovidas pelas entidades representativas dos servidores públicos. Como atividades estão sendo programadas a realização de panfletagens, debates, encontros setoriais e outras atividades que ainda estão sendo definidas. Foi informada aos servidores a pauta nacional da categoria defendida pelas Entidades.