Notícia postada dia 30/06/2013

Atos de rua na final Brasil e Espanha pedem 'padrão' Fifa para hospital e escola

Protestos continuam no Brasil

Protestos que acontecem nesse momento no Rio defendem mais recursos para saúde, educação e transporte públicos e repudia a ‘privatização do futebol’.

Assim como ocorreu nos jogos do Brasil em Fortaleza (CE) e em Belo Horizonte (MG), a partida final da Copa das Confederações deverá ser marcada por atos de rua. A previsão é de protestos durante todo o domingo (30) – duas concentrações foram convocadas: às 9 horas e às 15 horas, ambas na Praça Saens Peña, na Zona Norte do Rio.

As obras do Maracanã começaram orçadas em R$ 600 milhões, já estão em R$1,2 bilhão e a previsão é de que cheguem a R$1,3 bilhão. Está prevista a demolição de dois complexos esportivos históricos para construção de estacionamentos para carros, que serão entregues a empresas privadas: o estádio de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Júlio Delamare, que já estão fechados.

Repressão

O acordo firmado pelo governo brasileiro com a Fifa, a federação mundial de futebol, autoriza a entidade a ‘determinar’ até o bloqueio do acesso dos manifestantes à praça. O acerto dá praticamente poderes de estado à Fifa, que é uma entidade privada, num raio de até dois quilômetros no entorno dos estádios. Mas, em alguns jogos, a área sob controle dos cartolas da federação de futebol foi ampliada para três quilômetros. As tropas policiais que atuam na repressão às manifestações ficariam, durante as partidas, sob o ‘ comando’ da Fifa. O governo estadual divulgou que colocará nas ruas seis mil policiais para conter os protestos.

Minas Gerais

Em Minas houve número similar de policiais a serviço da FIFA, e contou com o reforço da Força Nacional, enviada aos estados que sediam a Copa das Confederações para ajudar na repressão aos protestos pela presidenta Dilma Rousseff (PT). Um grupo de manifestantes que ocupa a Câmara Municipal de Belo Horizonte decidiu permanecer no prédio após reunir-se com representantes do Executivo, nesta manhã. Eles pedem a presença do prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB). Uma nova assembleia entre os manifestantes está agendada para esta tarde.

Ontem, a prefeitura informou que a redução no preço da passagem de ônibus será de R$ 0,10, o que resultará numa tarifa de R$ 2,70. O novo preço passa a valer nos próximos dias. Anteriormente, os vereadores da cidade haviam aprovado uma de redução menor, de apenas R$ 0,05. A partir desta semana acontecerá uma série de reuniões para discutir mobilidade e transporte coletivo na cidade. O primeiro encontro, marcado para sexta-feira (5) será com o Fórum de Assuntos Estratégicos do Município, uma das principais instâncias de representação popular local.

Salvador

Em Salvador, cerca de mil pessoas realizaram ato pacífico nas imediações da Fonte Nova. Após, um grupo de manifestantes tentou furar bloqueio que protegia o hotel reservado pela FIFA. A PM conseguiu evitar a invasão.

Greve Geral

As manifestações em todo o País ganham adesões de diversos segmentos organizados como a Frente Nacional dos Torcedores, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda.  As centrais sindicais chegaram a decidir a convocação de uma greve geral para o dia 11 de julho. As ligadas ao governo como CUT e CTB recuaram e passaram a defendem apenas “atos púbicos”, mas a proposta da greve foi mantida pela CSP-CONLUTAS, INTERSINDICAL e outras independentes.

Com informaçoes do Luta Fenajufe Notícias/Hélcio Duarte Filho, UOL, A TARDE