Notícia postada dia 28/06/2013

Protestos continuam em todo o País

As conquistas do povo brasileiro que resultaram das manifestações e protestos não deveriam ter esperado por elas para acontecerem. A vontade do povo deveria ser respeitada sem que fosse necessário tanto transtorno, pancadaria, quebra-quebra e forte repressão de uma polícia despreparada para esse tipo de ações. E essas conquistas não são suficientes. O povo tem muito mais bandeiras e reivindicações que continuam sendo solenemente ignoradas pelos governos e parlamentares como se fôssemos palhaços a se contemplarem com pão e circo.

Os protestos continuam embora tenham sido cada vez menos divulgados por uma mídia comprometida com os poderes instituídos e com seus donos, cujas concessões são graciosamente renovadas pelos governos em relações promíscuas. Mas as redes sociais passaram a cumprir esse papel e várias manifestações aconteceram hoje, 28, e já existem outras marcadas para os próximos dias.

Outras bandeiras ressaem nas ondas de cartazes e faixas, exigindo mais direitos e manutenção dos que já existem e estão ameaçados de ruírem. Em SP haverá manifestação contra a aprovação do Ato Médico,  contra o projeto da "cura gay", contra a construção da Usina de Belo Monte etc.

O Rio de Janeiro também terá um protesto contra o Ato Médico às 17h, na Cinelândia. A mesma causa será motivo de protesto em Vitória (em frente ao campus da Universidade Federal do Espírito Santo), Curitiba (na Boca Maldita), Florianópolis (no Terminal de Integração Centro), Goiânia (na praça Universitária), Salvador (no Pé do Caboclo) e Fortaleza (na praça das Crianças), Uberlândia (MG, na praça Clarimundo Carneiro), Caxias do Sul (RS, em frente à prefeitura) e  Joinville (SC, na praça da Bandeira).

DOIS DE JULHO

Em Salvador os manifestantes realizaram hoje outra manifestação, há reunião marcada para amanhã, 29, outra manifestação no domingo, 30 e outra no dia 2 de julho, data de grande importância para os baianos.

No dia 25 os manifestantes entregaram uma carta de reivindicações ao Prefeito da Cidade. Vejam algumas delas:

- Passe livre nos ônibus para todos os estudantes, inclusive estudantes de curso pré-vestibular;
- Ampliação e renovação da frota, com a introdução de veículos de piso baixo, visando garantir a maior acessibilidade a pessoas com dificuldades ou necessidades especiais;
-  Ônibus 24 (vinte e quatro) horas em atividade;
-  Criação do Bilhete Único, benefício tarifário permitindo a realização de 04 (quatro) viagens dentro do prazo de 03 (três) horas, como já existe em São Paulo e outras capitais brasileiras;
- Construção de novas estações de ônibus e imediata reforma e integração de todas as estações já existentes, com garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldades ou necessidades especiais;
- Abertura da caixa preta da SETPS, com a revisão dos custos e contratos pelos órgãos competentes, promovendo com transparência o debate público sobre as regras dos contratos de concessão e sobre o cálculo do preço da tarifa;
- Ativação e ampliação do metrô, com estabelecimento de calendário para o cumprimentos destas solicitações;
- Investigação, pelo Ministério Público, dos gastos com a construção do metrô, iniciada há 13 anos;
- Integração dos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário;
- Execução do projeto “Cidade Bicicleta” – que prometeu ampliar a malha cicloviária da região metropolitana para 217 Km;
- Ampliação e reforma das calçadas, com garantia de acessibilidade a pessoas com dificuldades ou necessidades especiais;
- Retomada do caráter deliberativo do Conselho da Cidade;
- Reativação do Conselho Municipal de Transporte;
- Estatização dos sistemas de transporte público;
- alteração do nome do Aeroporto Internacional de Salvador, hoje “Deputado Luís Eduardo Magalhães”, para o seu antigo nome: “2 de julho”, data magna dos baianos.

Veja a lista de cidades onde estão agendados protestos:

Sexta-feira (28/06)
 1. Planaltina (DF) - 14h