Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 24/06/2013

Notícia postada dia 24/06/2013

Polícia protagoniza cenas de violência em Salvador

Polícia protagoniza cenas de violência em Salvador

 O dia 22 de junho, dia que o Brasil venceu a Itália por 4 a 2, foi marcado por agressões a manifestantes, transeuntes e jornalistas protagonizadas pela polícia militar da Bahia. Guarnecendo a Arena Fonte Nova, conforme desejo da FIFA de manter manifestantes longe dos estádios, a PM não apenas bloqueou a passagem do povo, mas avançou sobre ele para dispersar os participantes o protesto. Quem assistia ao jogo pela TV não tinha a menor ideia do que estava acontecendo do lado de fora do Estádio, numa das maiores omissões já praticadas pela imprensa.

 

Segundo alguns poucos jornalistas presentes em algumas manifestações nesse dia [22] em Salvador, os atos eram pacíficos, até a polícia impedir a passagem dos manifestantes, os quais, mesmo parados, receberam balas de borracha e bombas de gás para se dispersarem. Isso aconteceu em diversos pontos da Cidade e não apenas nas imediações da Arena Fonte Nova. Relataram também terem sido ameaçados por estarem fotografando e filmando as ações e alguns deles foram detidos por não aceitarem essas ameaças.

 

Por volta das 14h, uma parte dos manifestantes se concentrou no Campo Grande, centro da capital baiana, de onde seguiram para pontos importantes da cidade, chegando a somar ao todo, segundo testemunhas, mais de 10 mil pessoas.

 

Acuados pela polícia, alguns manifestantes reagiram soltando fogos de artifício, jogando pedras nos policiais e queimando objetos em contêineres de lixo que encontravam para impedir o avanço da PM. Mas isso não impediu a pancadaria. O Governador Jacques Wagner (PT) ao ser indagado por uma repórter que afirmou a ele que foi a polícia que começou a pancadaria, ele disse que não importava quem começou, e que o governo não vai permitir vandalismo. Ele não se referiu às determinações da FIFA.

 

Regiões de protestos: imediações da Fonte Nova, Dique do Tororó, Campo Grande, Iguatemi, Av. Paralela, Centro da Cidade etc.

 

Fontes: UOL, ATARDE, YOUTUBE, BAHIA NOTÍCIAS

 

Veja abaixo alguns vídeos que não passaram na TV:

Polícia atira gás lacrimogênio dentro de ônibus em Salvador – 20-06

Repressão policial a protesto pacífico nas imediações da Fonte Nova, Salvador – 20-06

Imprensa relata mais abuso policial

Mais repressão policial a protestos pacíficos na região do Shopping Iguatemi – Salvador 22-06

75% dos brasileiros apoiam os protestos

Repórter preso pela PM em Salvador – 22-06

 

 



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE