Notícia postada dia 20/06/2013

Pressão também faz a Câmara adiar votação da PEC 37

O adiamento acontece quando, em todo país, manifestantes tomam as ruas nos maiores protestos populares desde o "Fora Collor".

Em meio aos protestos que se alastram pelas capitais brasileiras, o presidente em exercício da Câmara de Deputados, deputado André Vargas (PT/RS) resolveu adiar a votação da PEC 37.Chamada de PEC da impunidade, a Proposta de Emenda Constitucional 37, transfere às polícias civis e federal a exclusividade da condução de investigações.

Caso seja aprovada, a PEC 37 pode impedir que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o Tribunal de Contas da União (TCU), as Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPI), entre outros. Apresentada pelo deputado federal Lourival Mendes, do PTdoB do Maranhão, a PEC deveria ser votada no dia 26 de junho. O presidente em exercício da Câmara, entretanto, achou melhor adiá-la, afirmando que nenhum partido definiu posição sobre o tema. “A PEC como está não parece a equação ideal compreendida pela maioria da Casa. O que é ideal é a regulamentação para conter os excessos”, teria dito, segundo noticiou a Fenajufe

As manifestações populares que levantam o Brsail não possuem uma pauta única, tendo reivindicações difusas. Entre elas está a luta contra a PEC 37.Há protestos que se dedicam contra os 20 centavos de reajuste da passagem de ônibus, como também contra a impunidade, a falta de recursos para saúde e educação, contra a manutenção do Pastor Feliciano na Presidência da CDH etc.

Nos vídeos postados nas redes sociais, nas reportagens feitas pela imprensa comercial e quando se participa dos protestos é recorrente ver manifestações contra a PEC 37. “O barulho todo está surtindo efeito, né?”, diz o diretor de base do Sintrajud, Dorival Franco, se referindo aos protestos. “Está agendado um ato contra a PEC 37 no dia em que seria a votação. E pelo crescimento dos protestos atuais, há chances de que seja muito forte”, estima.

FONTE: SINTRAJUD