Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 18/06/2013

Notícia postada dia 18/06/2013

Multidões tomam as ruas do país

Multidões tomam as ruas do país

A mobilização contra aumento de tarifas inaugura nova onda de protestos no país desde o ‘Fora Collor’, e leva multidões às ruas no país inteiro, insere ao movimento outras bandeiras, e solta a indignação que estava travada na garganta do povo  a muito tempo. 

 

‘Vem, vem pra rua vem que a luta cresce’; “da copa, eu abro mão / o que eu quero é saúde e educação!”, “ô, ô, ô, o gigante acordou, ô, ô, ô”, “sou estudante, não sou ladrão, o povo quer o dinheiro que vai pra corrupção” , "não é festa / não é carnaval, é o povo caindo na real". Com essas e outras palavras de ordem, a multidão recebia o apoio de quem passava ou olhava pelas janelas ou no interior dos ônibus e veículos.

 

Mais de 250 mil pessoas protestaram ontem, 17,  em diversas Cidades do norte a sul do Brasil contra aumento das passagens do transporte público, gastos faraônicos com as copas,  falta de investimento nos serviços públicos principalmente saúde e educação e mostraram indignação com a corrupção e impunidade.

Imagens do dia 13 e 16 de junho, principalmente, mostram ações truculentas da polícia de São Paulo e Rio de Janeiro reprimindo duramente os manifestantes. As cenas protagonizadas pelas polícias só encontram semelhança no período da ditadura militar que sangrou o Brasil nas décadas de 60 e 70. Essa repressão policial conseguiu, além de ferir e prender estudantes, jornalistas e transeuntes alheios aos protestos, ajudar a chamar a atenção do mundo para as manifestações, e trazer apoio maciço da população aos protestos.

PM dá tiros de fuzil no Rio
Em algumas capitais, como o Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília houve enfrentamentos entre manifestantes e policiais. Na capital do país, as cúpulas do Congresso Nacional foram tomadas pela multidão. No Rio, o ato terminou em frente à Assembleia Legislativa (Alerj), onde os manifestantes por pouco não ocupam o Palácio Tiradentes. Pelos menos três carros foram queimados. Há registros filmados de que policiais militares e homens vestindo trajes civis ao lado destes dispararam longas sequencias de tiros, não de borracha, mas de fuzil e pistolas. As imagens foram divulgadas no site do jornal “Extra”.

 

Protesto sem incidentes em Salvador
Mais de 10 mil pessoas pararam o trânsito em Salvador. Os coordenadores do SINDJUFE  Jailson Laje, Denise Carneiro, André Rodrigues e Frederico Barboza também estiveram presentes engrossando as falas de protesto. A passeata se iniciou na Av Tancredo Neves e no final desta avenida seguiu pela esquerda retornando pelo STIEP até o Iguatemi se dirigindo à Av. ACM. Moradores e trabalhadores dos prédios das localidades e motoristas que assistiam, apoiaram a manifestação.

Novas Manifestações estão marcadas
O Movimento Passe livre informou ontem em entrevista que já estão marcadas novas manifestações em diversas Cidades. Informaram que a luta não vai parar enquanto a política de transporte público for mudada no País. Ao lado dessa, outras bandeira ecoaram pelas ruas e praças do Brasil.

Em Salvador acontecerá outra manifestação no dia 20, às 14 horas, saindo do Campo Grande. 



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE