Notícia postada dia 14/06/2013

12 de junho é marcado por ato em Brasília e panfletagens nos estados

Neste 12 de junho,  entidades do funcionalismo público realizaram atividades pelo país contra a reforma da previdência de 2003 aprovada com o dinheiro do mensalão. Trabalhadores de outras categorias também aproveitaram a data e a incorporaram em suas atividades especificas.

Em Brasília, entidades representantes dos servidores públicos federais realizaram um ato em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal).  Com faixas e cartazes exigiram a anulação da reforma da previdência de 2003. As entidades presentes decidiram adiar a entrega dos abaixo-assinados e realizarão uma reunião para definir os próximos passos da campanha no dia 20 junho.

Em São Paulo, servidores públicos federais realizaram um ato em frente ao Hospital Universitário da UNIFESP – Hospital São Paulo. A atividade deu continuidade à luta contra a retirada de direitos da classe trabalhadora e faz parte da campanha salarial dos SPFs.

A anulação da reforma da previdência de 2003 e a revogação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) também estiveram entre os principais eixos da manifestação que contou com a participação do Fórum de Entidades dos Servidores Públicos Federais do Estado de São Paulo e representantes da CSP-Conlutas, Sindsef, Sintunifesp, Sintrajud, Sinsprev, Sinal, Fenasps, PSTU, Mulheres em Luta e Setorial LGBT da CSP-Conlutas.

No Ceará, a data iniciou com a greve dos professores municipais de Juazeiro do Norte (CE), que teve a sua deflagração no dia 6 de junho. Eles se reuniram no SISEMJUN (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte), para a Marcha da Indignação que percorreu ruas da cidade, com uma parada na prefeitura. A greve é por tempo indeterminado ou até que o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) arquive a mensagem de Lei que reduz salários e direitos dos professores. Em Fortaleza, o dia também começou com mais uma paralisação dos motoristas de ônibus. Em estado de greve, motoristas e cobradores de ônibus paralisaram as atividades, na manhã desta quarta-feira (12), no Terminal do Antônio Bezerra, em Fortaleza por volta das 9h30. Desde a última segunda-feira, já foram fechados os terminais e contou com o apoio do Sintro (Sindicato dos Profissionais de Transportes Rodoviários do Ceará).

Em outros estados como em Minas Gerais e Rio Grande do Sul houve panfletagens com o boletim disponibilizado pela Central.

Fonte: CSP-Conlutas