Notícia postada dia 14/06/2013

JF: Setorial define ações com relação ao PróSocial e à criação do TRF8

Após amplo debate, servidores deliberaram que é necessário manter um plano de saúde nos moldes do PróSocial e que há necessidade de criar uma pauta específica de reivindicações antes da implementação do TRF8

Foram muitas as dúvidas e os questionamentos levantados pelos servidores da JF-BA em assembleia setorial realizada nesta terça (11), diante da iminente criação do TRF da 8ª Região. Entre as principais inquietações está a garantia de uma assistência à saúde que seja compatível com os anseios da categoria, a qual possui o PróSocial há muitos anos e que é considerado pela maioria como uma grande conquista.

Depois de explanações de servidores que atuam diretamente com o PróSocial, desde a sua fundação até os dias atuais, ficaram aprovadas as seguintes resoluções:

• Elaboração de ofício à DIREF informando o desejo dos servidores que seja criado um programa para a 8ª Região (PróSocial do TRF8);
  • Solicitar informações sobre os recursos referentes à Bahia no atual Pró Social;
  • Que o SINDJUFE-BA faça orçamento, junto aos institutos competentes, para estudo atuarial e populacional a fim de que se estabeleçam as faixas de contribuição e outras informações pertinentes para o novo PróSocial;
  • Que o SINDJUFE-BA busque junto à Fenajufe atuação neste sentido e que insira os demais estados atingidos com a criação dos novos Tribunais;
  • Que o servidor e coordenador Francisco Filho divulgue sua pesquisa sobre o PróSocial e sua pesquisa sobre o desejo dos servidores em relação às modificações atuais para serem utilizadas no projeto para o programa da 8ª Região.

Ainda debatendo sobre a criação de TRF8 e suas possíveis implicações, os servidores consideram importante que o sindicato e a FENAJUFE acompanhem a criação deste, e que os cargos sejam preenchidos por concurso público, além de inserir pontos de interesse da categoria, como remoção, cláusula de permanência, mesa permanente de negociação, ocupação de FCs e CJs etc. Deliberaram ainda que o sindicato coloque essa discussão a nível nacional.

Sobre o novo Regimento, os servidores aprovaram a ida dos servidores Lourival Matos e André Rodrigues ambos coordenadores do SINDJUFE, e embora considerassem secundária nesse momento a discussão ponto-a-ponto do novo Regimento, se manifestaram contrários a alguns itens e também à forma como ele foi aprovado e assinaram o abaixo assinado da FENAJUFE para que a sua implementação seja adiada até que se rediscuta, de forma democrática e transparente, essas mudanças ouvindo os pleitos dos servidores.

Com isso, o SINDJUFE ficou de agendar novo encontro com os servidores para continuar o debate sobre o assunto, atualizando-os após a viagem à Brasília, nesta quinta (13).