Notícia postada dia 12/06/2013

TRT5 - Após reunião Mesa de Negociação Permanente será instalada

No evento discutiu-se ainda a questão do plano de saúde Promédica e de autogestão, estacionamentos no Comércio, margem consignável e a nova sede do CAB

Agendada para o próximo dia 10, às 14h, na sala da Presidência do TRT5, a tão buscada e pleiteada Mesa de Negociação Permanente será instalada. O objetivo é que nesta Mesa sejam debatidas as questões que envolvem os servidores do TRT5 e buscadas as possíveis soluções e adequações. Além de ter em sua composição representantes da Administração do Órgão e coordenadores sindicais, haverá ainda a participação de servidores da base.

Embora tenha-se dado este importante passo, outros assuntos que foram discutidos nesta reunião permanecem sem solução. O primeiro deles é o plano de saúde Promédica, o qual tem sua rede referenciada cada vez menor e há descumprimento do contrato reiteradas vezes. Importante salientar que o problema é antigo, uma vez que esta é a única empresa que tem se candidatado a prestar os serviços aos trabalhadores do TRT5, em processo licitatório.

De acordo com informações repassadas por André Luís, Jeferson e Rogério, a rede não atende às demandas da categoria e, no interior, está descredenciada de vários estabelecimentos, obrigando os servidores a aguardar cerca de seis horas para atendimento e a pagar por exames que, pela cobertura do plano, demorariam meses para serem realizados.

Em contrapartida, o diretor geral Tarcísio Filgueiras ressaltou que o problema de contratação direta dos planos de saúde é nacional e que, como exemplo, há o TRT-SP que enfrenta situação semelhante. Tarcísio solicitou apoio dos servidores do interior para que informem qual o melhor plano de saúde existente nas localidades a fim de que haja alternativa de negociação com as empresas, de forma mais focada nos municípios.

Ressaltou ainda que há uma proposta a ser implementada no Órgão, como forma embrionária do plano de saúde de autogestão no órgão, o qual consiste em uma tabela alternativa do TRT5, o qual oferecerá preços mais convidativos aos servidores que desejarem realizar consultas médicas em uma maior rede de médicos e clínicas cadastradas. O objetivo é tentar oferecer uma opção aos servidores que seja mais acessível e de mais rápido atendimento, até que uma solução definitiva seja encontrada.

AUTOGESTÃO – Ao serem questionados sobre o andamento do projeto do plano de saúde de autogestão, os representantes da Administração afirmaram que diversas medidas estão sendo tomadas ainda e que os estudos não pararam. Ressaltaram que as campanhas de conscientização do uso do plano de saúde e de prevenção de doenças estão sendo feitas e que equipes do Órgão fizeram viagens e estudos para implementação do sistema no estado. Salientou ainda que o sistema de informática – um dos prováveis empecilhos para a continuidade dos estudos, uma vez que fora avaliado em um milhão de reais – foi doado e os ajustes estão sendo feitos para o pleno e correto funcionamento no Órgão.

Diante da necessidade de se buscar alternativas urgentes com relação à saúde, a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, sugeriu que o tema da autogestão seja discutido entre magistrados e servidores, a fim de se buscar uma rápida solução. O encontro será agendado e a data divulgada nos meios de comunicação do sindicato.

ESTACIONAMENTOS NO TRT COMÉRCIO – Ainda na discussão sobre a pauta de reivindicações dos servidores está a problemática do baixo quantitativo de vagas oferecidas no Comércio. De acordo com a desembargadora, já foram feitas tratativas com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e aguarda-se apenas uma resposta sobre um novo espaço que será destinado para este fim, na localidade. Ressaltou ainda que foram disponibilizadas algumas vagas no estacionamento que fica atrás do Mercado Modelo, que servem para os diretores das Varas, devido ao pequeno espaço.

No interior, os servidores informaram que há também necessidade de expansão do espaço além de reforçar a segurança externa, já que existem áreas periculosas próximas ao estacionamento.

SEDE NO CAB – Já sobre a nova sede do TRT5 no CAB a presidente do Órgão ressaltou que não há previsão de entrega pois ainda aguarda-se a conclusão das reformas/consertos dos erros na obra. É necessário ainda que haja a avaliação do Corpo de Bombeiros no local e a publicação de um novo Edital, para assim, ter novos prazos de conclusão das obras.

Salientou que o prédio construído apresenta diversos problemas de segurança, não são adaptados para o PJe, e que ainda será necessários licitar mais elevadores. Deixou claro que gostaria de ter entregue a obra mas que provavelmente não conseguira fazê-lo, uma vez que em novembro encerra-se o tempo dela na Presidência do TRT5.

MARGEM CONSIGNÁVEL – Outro apelo feito pelos servidores foi o de que a contribuição sindical fosse excluída da margem consignável dos servidores, uma vez que há servidores se desfiliando da entidade para que a margem de crédito seja aumentada. Já foi dada entrada ao requerimento pleiteando isto e os representantes da Administração se comprometeram a colaborar na aprovação do pleito.

Participaram da atividade os coordenadores do sindicato André Luís Rodrigues, Francisco Filho, José Alberto “Rajy”, Leonardo Alves e Marcos Pinto, os servidores desta Casa Jeferson Passos e Rogério Fagundes, além do diretor geral do TRT5, Tarcísio Filgueiras e o secretário geral Carlos Alberto Martins.