Notícia postada dia 08/05/2013

Coronel Ustra terá que prestar depoimento à Comissão Nacional da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade convocou o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra para prestar depoimento. A notícia foi veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo na terça-feira, dia 07 de maio.

Segundo a notícia, o encontro está agendado para sexta-feira (10) e deve acontecer na capital federal. Na ocasião, Ustra será questionando sobre crimes ocorridos no período da ditadura militar (1964-1985), dos quais é acusado de participar.
A publicação informa que se o militar não obedecer à convocação, poderá responder por crime de “desobediência ou ser conduzido à força”.

Entre 1970 e 1974, Ustra comandou DOI-Codi do 2° Exército em São Paulo. Ativistas de direitos humanos e grupos que exigem a punição de agentes do Estado pelos crimes cometidos durante a ditadura responsabilizam Ustra por sequestros, torturas e assassinatos ocorridos nas dependências do DOI-Codi, no período em que ele chefiava o setor.

Em outubro de 2012, o juiz federal Hélio Egydio de Matos Nogueira, da 9ª Vara Criminal de São Paulo, acatou denuncia do Ministério Público Federal contra o coronel pelo crime de sequestro qualificado do desaparecido político Edgard de Aquino Duarte, em 1971.

Dias atrás, a Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo convidou Ustra para falar sobre violações de direitos humanos no DOI-Codi paulista, mas o coronel informou que já disse tudo o que tinha para dizer em dois livros seus: Rompendo o silêncio (1987) e A verdade sufocada (2006). É provável que ele adote a mesma postura em relação à CNV e encaminhe documento solicitando dispensa do comparecimento à comissão.

Fonte: Sintrajud.