Notícia postada dia 02/05/2013

Servidores determinam que a FENAJUFE assuma oposição de esquerda ao governo Dilma

As teses aprovadas por ampla maioria determinaram que a FENAJUFE assuma comportamento e ações críticas às ações do governo Dilma (PT). Os servidores se revezavam no microfone lembrando os prejuízos que esse governo trouxe aos servidores públicos nesses últimos 10 anos, incluindo um congelamento salarial por sete anos e a defesa de um projeto, o 549 que se aprovado, congelará por mais 10 anos os salários dos servidores em todos os níveis. Somado a isso, a reforma da previdência e sua privatização com a criação do FUNPRESP.

Defendendo uma das teses vitoriosas, o diretor do SINDJUFE-MT, Pedro Aparecido afirmou no microfone: “Vocês já sabem quem é o governo que congelou o nosso salário e criminalizou as nossas lutas, com o apoio da CUT”, e comparou as políticas de ataque aos direitos dos trabalhadores no Brasil com a de outros países da América do Sul, como Venezuela, Bolívia, Equador. A diretora do SINTRAJUD-SP Ana Luiza lembrou: “Aqui no Brasil, a greve que fizemos no ano passado enfrentou essa mesma política dos patrões e do governo”, e continuou: “é preciso rever essa política financeira e também combater as opressões racistas, machistas, xenófobas e homofóbicas e contra toda intervenção e guerras imperialistas no mundo.”

Conselho Fiscal indica aprovação das contas com ressalvas

O Conselho Fiscal da FENAJUFE composto pelos servidores Paulo Rios, Lourival Matos, e Etur, indicaram a aprovação das contas da Federação registrando algumas ressalvas. Os presentes aprovaram essa proposta, mas rejeitaram as considerações propostas pelos conselheiros, que segundo alguns, não eram técnicas. Aprovaram também a realização de uma auditoria, cuja convocação ficará a cargo da nova Diretoria da Federação.

Diversas manifestações aconteceram nesse momento. Em uma delas o servidor Alberto Rajy (BA) defendeu a importância de uma análise técnica, séria e independente do Conselho Fiscal, que é o fiscal da categoria em relação às contas da Entidade.

Pouco tempo

Os cinco dias de Congresso, com atividades que se encerravam geralmente após as 22h não foram suficientes para cumprir a programação, e para não prejudicar a categoria nas suas pautas de reivindicações, foi aprovado a convocação, pela Fenajufe, de uma plenária para discutir o que ficou pendente.

Divulgaremos as resoluções aprovadas e as que ainda serão discutidas. Fique atento.