Notícia postada dia 29/04/2013

Em votação histórica a FENAJUFE se desfilia da CUT

Por 269 votos contra 206, os delegados presentes ao 8º Congresso da FENAJUFE aprovaram a desfiliação da Entidade à Central Única dos Trabalhadores- CUT.

Numa votação histórica, com manifestações emocionadas, os delegados presentes se revezaram na defesa contra e a favor da proposta, e ao final, em silêncio acompanharam a contagem dos votos. No momento em que era feita a contagem, os crachás foram perfurados para ser comprovada a lisura da votação.

Segundo os delegados que votaram pela desfiliação, a insatisfação com a CUT foi resultado do nefasto efeito do governo Lula (2003-20010) na organização sindical brasileira.  “Vários dirigentes de sindicatos e centrais foram cooptados e muitos deles passaram a fazer parte do próprio governo. Com isso, os trabalhadores (as) sofreram um processo de degeneração, cooptação e burocratização de parte do movimento sindical” afirmou Tarcísio Ferreira, diretor do SINTRAJUD-SP. Muitos concordam com ele. Sobre o ACE, por exemplo, o Acordo Coletivo Especial que retira direitos dos trabalhadores o coordenador do SINDJUFE-BA André Rodrigues lembra que se isso for aprovado “os TRTs serão esvaziados, pois valerá a negociação e não a lei que protege os trabalhadores.”

Após a confirmação do resultado os delegados, cuja maioria é ligada ao Movimento LutaFenajufe, comemoraram bastante afirmando que “agora a FENAJUFE perdeu as amarras que freavam suas lutas”. Mas o desafio desse novo caminho caberá à nova direção que será eleita na plenária de amanhã.