Notícia postada dia 05/07/2010

Impasse do PCS: Judiciário e o Executivo

Na tarde desta segunda-feira (5) os servidores do Poder Judiciário baiano que estavam reunidos em Assembleia Geral tomaram conhecimento de uma informação de grande importância e impacto para a categoria.

Como a Assembleia Geral foi realizada na sede do TRE e, devido à presença de diversos políticos no local, o SINDJUFE-BA juntamente com os servidores tentaram contato com alguns deputados e também com o governador do Estado, Jaques Wagner. Embora tenha sido solicitado por diversas vezes, foi feito um contato breve com o governador, que afirmou que tem interesse em colaborar com a aprovação do PCS da categoria, mas, que vai tratar do assunto no dia da reunião com o sindicato, a qual já está sendo agendada pela Assessoria do Governo da Bahia.

Em seguida, alguns servidores e os coordenadores do  SINDJUFE-Ba, Rogério Fagundes e Aline Esquivel, contactaram os deputados federais Lídice da Mata (PSB/BA) e Walter Pinheiro (PT/BA) os quais já afirmaram estar empenhados na causa dos servidores. Entretanto, um fato que causou estranheza na categoria foi a afirmação de Pinheiro de que, para que o reajuste da categoria seja aprovado, o ideal seria que a Cúpula do Judiciário apresentasse uma nova proposta diminuindo o orçamento a este Poder destinado, “cortando na própria carne” para, assim, discutir as condições de parcelamento com o Executivo e, se for necessário um processo de suplementação, projetado para Novembro/Dezembro (devido à LDO de 2011) o MPOG poderá fazer um acordo e comprometer, do Orçamento do Judiciário “x” valor para o pagamento do PCS dos servidores do PJF.

Ao saber que esta medida já foi sugerida e que poderia ter sido tomada há algum tempo, os servidores enfatizaram o pedido para que estes deputados contactem novamente o Judiciário e expliquem a possível saída para a aprovação do PCS ao Comando Nacional de Greve e à Fenajufe. Dessa forma, Pinheiro afirmou que nesta terça-feira (6) estará em Brasília, na liderança do Governo e no Planejamento, pela tarde, quando receberá os representantes dos servidores.

Sendo assim, reiteramos a necessidade do fortalecimento da greve em todo o país, pressionando para a realização de um acordo que contemple rapidamente as reivindicações da categoria.